Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Leão XIV inicia viagem apostólica com gestos históricos

Escrito por Rafael Gurgel

27 NOV 2025 - 16H05 (Atualizada em 28 NOV 2025 - 08H53)

Vatican News

O Papa Leão XIV iniciou nesta quinta-feira (27) sua primeira viagem apostólica. O avião decolou de Roma, levando o Pontífice visivelmente emocionado para suas primeiras paradas na Turquia e no Líbano. Embora tenha rodado o mundo como superior geral dos agostinianos, esta é sua primeira vez voando como Papa.

A primeira etapa da viagem carrega um peso histórico: celebrar os 1700 anos do Concílio de Niceia, visitar comunidades marcadas por guerras e tensões e reforçar a necessidade urgente de diálogo no Oriente Médio.

Vatican News Vatican News


O primeiro voo apostólico do Papa Leão XIV começou antes mesmo de tocar o chão da Turquia. Ainda no avião, o Papa conversou com 81 jornalistas que o acompanhavam para cobrir a missão do Pontífice; na ocasião, até brincou com jornalistas americanos a bordo:
“Happy Thanksgiving! Obrigado por tudo que fazem pela Santa Sé e pelo mundo”.

Confira os detalhes da conversa com os jornalistas no avião. 

Durante as três horas de voo até Ancara, Leão XIV enviou mensagens por telefone aos presidentes dos países sobrevoados: Itália, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Sérvia e Bulgária. Mensagens curtas, mas simbólicas, todas insistindo em unidade, fraternidade e concórdia.

Chegada a Ancara e primeiro gesto histórico

O primeiro local onde o Papa Leão XIV chegou foi o Aeroporto Internacional de Ancara-Esenboğa, na capital da Turquia.

Assim que desembarcou, ele foi recebido pelas autoridades da Turquia, por duas crianças com trajes tradicionais e pela Guarda de Honra.

Seu primeiro compromisso oficial foi a visita ao Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk (Anıtkabir); o nome do museu é uma referência ao primeiro presidente da Turquia, considerado como o “Pai dos Turcos”. No museu, o Papa assinou o Livro de Honra, gesto simbólico que marca respeito à história e à identidade do país que o acolhe, acompanhado por autoridades turcas, entre elas o ministro, o vice-governador e o comandante do Mausoléu.

vatican news vatican news

Em seu discurso, o Papa Leão XIV agradeceu a acolhida e destacou a alegria de iniciar seu pontificado apostólico na Turquia, terra profundamente ligada às origens do cristianismo. Ao falar sobre a grande história e diversidade cultural do país, o Pontífice ressaltou que a Turquia tem um papel decisivo como ponte entre continentes:

“É verdade que o nosso mundo está marcado por séculos de conflitos e que, à nossa volta, ele continua sendo desestabilizado por ambições e decisões que espezinham a justiça e a paz. No entanto, diante dos desafios que nos interpelam, ser um povo com uma grande história representa um dom e uma responsabilidade”, afirmou Leão XIV.

Leão XIV recordou um laço que une os católicos com o país, com o antigo Papa João XXIII, que recebeu o título carinhoso de “Papa turco”, dado ao Pontífice pelos próprios turcos, em reconhecimento ao profundo vínculo que ele criou com o país ao longo de quase uma década vivendo lá. Antes de se tornar Papa, João XXIII — ainda como Dom Angelo Roncalli — serviu na Turquia entre 1935 e 1944.

Falou também sobre a importância da família e das mulheres na cultura turca, onde se formam valores essenciais para a convivência social:

“Na verdade, é no seu interior que amadurecem atitudes essenciais para a convivência civil e uma primeira e fundamental sensibilidade para com o bem comum. As mulheres, em particular, também através do estudo e da participação ativa na vida profissional, cultural e política, colocam-se cada vez mais a serviço do país e da sua positiva influência no panorama internacional”, destacou o Papa.

1700 anos do Concílio de Niceia

Ao encerrar o discurso, Leão XIV ampliou o olhar para o horizonte maior dessa visita, lembrando que os 1700 anos do Concílio de Niceia são um chamado à memória e ao reencontro.

Os 1700 anos do Concílio de Niceia referem-se à comemoração do Primeiro Concílio de Niceia, que aconteceu em 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino I na cidade de Niceia, na atual Turquia, e foi um marco para o cristianismo, porque definiu a doutrina cristã sobre a divindade de Jesus Cristo, estabeleceu critérios de unidade e tratou de questões disciplinares e organizacionais.

Ele finalizou recordando as visitas de seus predecessores, desde o Papa Paulo VI até seu último predecessor, Francisco, onde todos iniciaram a primeira viagem apostólica na Turquia, como sinal de uma relação sólida e de um desejo mútuo de cooperação.


Reunião com outros representantes religiosos

Vatican News Vatican News

No último compromisso em Ancara, o Papa visitou a Presidência para os Assuntos Religiosos (Diyanet), onde se reuniu com Safi Arpaguş. A Diyanet, criada em 1924 para suceder a autoridade religiosa otomana, está subordinada ao presidente da Turquia e representa oficialmente a administração do islamismo sunita no país, mas que também mantém seu status de Estado laico e garante liberdade religiosa.

Chegada a Istambul e programação do dia seguinte


Após a agenda em Ancara, o Pontífice decolou em torno das 18h30 para Istambul, chegando no local às 19h10, onde foi acolhido por crianças e autoridades locais. Sem discursos, seguiu para a Delegação Apostólica, onde ficará hospedado. Na manhã seguinte, realizará uma Missa privada, visitará a Catedral do Espírito Santo para encontro com o clero e agentes de pastoral, e seguirá para a Casa de Acolhida das Irmãzinhas dos Pobres.

Assista as principais imagens do 1º dia da viagem apostólica de Leão XIV:

add_box Acompanhe as principais notícias do Papa em a12.com/santopadre

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...