O Papa Leão XIV dedica sua intenção de oração de setembro ao cuidado com a água. A mensagem foi divulgada na terça-feira, 1º de setembro, início do Tempo da Criação.
Na mensagem em vídeo, o Pontífice apresenta a água como um dom de Deus e um direito de todas as pessoas. Ele também alerta para os impactos da escassez, da contaminação e do desperdício.
A intenção de oração deste mês também está relacionada ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data marca o início do Tempo Ecumênico da Criação, que segue até 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis.
Leão XIV inicia sua mensagem com um agradecimento ao “Senhor da Vida”. O Papa recorda a importância da água para a humanidade e para a criação. Segundo o Pontífice, a água é fonte de vida, esperança e renovação. Ela também possui um significado ligado à fé cristã.
“É símbolo da tua graça e do teu amor que nos renovam através do Batismo”, afirma Leão XIV.
O Papa pede que os fiéis e todas as pessoas de boa vontade rezem para que a humanidade aprenda a cuidar desse recurso com responsabilidade. A intenção é que a água seja tratada com “gratidão, justiça e responsabilidade”.
Na mensagem, o Papa também chama atenção para a desigualdade no acesso à água potável. Ele recorda que milhões de pessoas enfrentam dificuldades para encontrar água segura para o consumo.
“Pedimos-te perdão porque fizemos dela mercadoria, esquecendo que é um presente universal, um direito sem fronteiras, destinado a todos os teus filhos. Com dor vemos tantos irmãos e irmãs sem acesso a água potável, que caminham quilômetros para a encontrar, e que adoecem por causa da sua escassez.”
Leão XIV também pede uma mudança na relação da sociedade com os recursos naturais.
“Nos transforme em peregrinos do essencial, capazes de viver com sobriedade, denunciando o desperdício e a contaminação, e defendendo o direito de cada irmão e irmã a beber sem medo, sem desigualdade”.
A preocupação apresentada pelo Papa ocorre em um cenário de desigualdade no acesso à água potável. Dados divulgados em agosto de 2025 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram a dimensão do problema.
Segundo o relatório “Progressos em relação à água potável, saneamento e higiene domiciliares 2000-2024”, 2,1 bilhões de pessoas ainda não tinham acesso seguro à água potável.
O levantamento considera situações como acesso intermitente, insuficiente, distante ou com custo elevado. Além disso, 106 milhões de pessoas dependiam diretamente de rios, lagos ou outras fontes de água superficial sem tratamento.
Entre 2015 e 2024, a cobertura mundial de acesso seguro à água potável passou de 68% para 74%. Apesar do avanço, o relatório aponta um desafio para alcançar a universalização até 2030.
Os países de baixa renda precisam acelerar o ritmo de progresso. Segundo OMS e UNICEF, esse avanço teria de ocorrer a uma velocidade sete vezes maior que a atual.
O acesso à água potável está relacionado a outras condições básicas de vida. Entre elas estão o saneamento e a higiene.
De acordo com os mesmos dados da OMS e do UNICEF, 3,4 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento geridos de forma segura.
Outras 1,7 bilhão não dispõem de serviços básicos de higiene em casa. O levantamento aponta ainda que 611 milhões de pessoas não possuem nenhuma instalação para lavar as mãos.
A água insegura e a falta de saneamento também estão associadas a impactos na saúde. A estimativa apresentada no relatório indica cerca de 1,4 milhão de mortes por ano relacionadas a essas condições.
O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é celebrado em 1º de setembro. A data também marca o início do Tempo Ecumênico da Criação.
O período se estende até 4 de outubro. A conclusão ocorre na Festa de São Francisco de Assis, santo associado ao cuidado com a criação. Para este período, o lema escolhido é “Água Viva”.
Na intenção de oração de setembro, Leão XIV relaciona o cuidado com a água à responsabilidade diante da criação e à atenção às pessoas mais vulneráveis.
Ao final da mensagem, o Papa pede que esse compromisso também alcance as novas gerações.
“Que o nosso cuidado com a água seja sinal de amor ao Criador e compromisso com a vida dos mais pobres, educando novas gerações que valorizem e protejam os recursos da Terra.”
A movimentação em Ceuta e a crise migratória na Europa
Entenda como o enclave espanhol da África tornou-se palco de uma grave crise migratória, expondo tensões políticas na Espanha e divergências sobre imigração!
Marco Frisina rege mil vozes em Congresso de Coros Litúrgicos
O Congresso aconteceu na matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP), e reuniu músicos, regentes, pesquisadores e religiosos. Leia!
“Igreja não pode ser indiferente ao mundo”, exorta Papa
Leão XIV inicia nova reflexão sobre a Gaudium et Spes e aborda desafios que marcam a relação entre Igreja e mundo atual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.