O conceito de ecologia integral foi introduzido pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, que trata do cuidado com a casa comum.
O termo apresenta aos fiéis e a todas as pessoas de boa vontade uma visão mais ampla, que une nossa vida espiritual a outras dimensões como a social e ambiental.
Os apelos da Igreja pelo cuidado com a criação tornam-se ainda mais urgentes nos dias de hoje. No entanto, segundo a Laudato Si’, essa preocupação já vinha sendo despertada por papas como o Beato Paulo VI, São João Paulo II, Bento XVI, Francisco e agora Leão XIV.
Refletir sobre a relação entre os seres vivos e o ambiente começa com o reconhecimento do valor da vida e da criação, obra de Deus confiada à humanidade.
Como ensinou São Francisco de Assis, a natureza pode ser vista como um livro encantador, no qual Deus se revela e nos inspira com sua beleza e bondade.
“Na grandeza e na beleza das criaturas, contempla-se, por analogia, o seu Criador.” (Sb 13,5)

De acordo com a Laudato Si’, as escrituras revelam uma conexão profunda entre Deus, o ser humano, o próximo e toda a criação. Somos chamados a ser guardiões responsáveis da terra, e não seus donos absolutos.
Para o Papa Francisco, todas as criaturas têm valor em si mesmas e louvam a Deus por existirem.
“O louvor é a forma de oração que mais imediatamente reconhece que Deus é Deus! Canta-O por Si próprio, glorifica-O, não tanto pelo que Ele faz, mas sobretudo porque ELE É.” (CIC, 2639)
Esse louvor à criação também aparece no livro de Daniel. No cântico entoado pelos jovens na fornalha, vemos um convite à confiança em Deus e à exaltação de todas as suas obras:
“Obras todas do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o para sempre.” (Dn 3)
Inspirados pela fé que nos revelam as Sagradas Escrituras, somos chamados a agir com amor e responsabilidade no cuidado com o mundo que Deus nos confiou.
A fé transforma nosso modo de viver, despertando em nós o amor, o reconhecimento e o louvor ao Criador.
“A destruição do ambiente humano é um fato muito grave, porque, por um lado, Deus confiou o mundo ao ser humano e, por outro, a própria vida humana é um dom que deve ser protegido de várias formas de degradação.” (Laudato Si’)

De forma prática, como podemos proteger o meio ambiente no dia a dia?
O Papa Francisco propõe, na Laudato Si’, atitudes sustentáveis que podem ser adotadas por governos, comunidades e por cada um de nós.
Veja algumas sugestões simples para transformar o cuidado com a criação em rotina:
Fonte: Encíclica Laudato Si' | CIC
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.