O conceito de ecologia integral foi introduzido pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, que trata do cuidado com a casa comum.
O termo apresenta aos fiéis e a todas as pessoas de boa vontade uma visão mais ampla, que une nossa vida espiritual a outras dimensões como a social e ambiental.
Os apelos da Igreja pelo cuidado com a criação tornam-se ainda mais urgentes nos dias de hoje. No entanto, segundo a Laudato Si’, essa preocupação já vinha sendo despertada por papas como o Beato Paulo VI, São João Paulo II, Bento XVI, Francisco e agora Leão XIV.
Refletir sobre a relação entre os seres vivos e o ambiente começa com o reconhecimento do valor da vida e da criação, obra de Deus confiada à humanidade.
Como ensinou São Francisco de Assis, a natureza pode ser vista como um livro encantador, no qual Deus se revela e nos inspira com sua beleza e bondade.
“Na grandeza e na beleza das criaturas, contempla-se, por analogia, o seu Criador.” (Sb 13,5)

De acordo com a Laudato Si’, as escrituras revelam uma conexão profunda entre Deus, o ser humano, o próximo e toda a criação. Somos chamados a ser guardiões responsáveis da terra, e não seus donos absolutos.
Para o Papa Francisco, todas as criaturas têm valor em si mesmas e louvam a Deus por existirem.
“O louvor é a forma de oração que mais imediatamente reconhece que Deus é Deus! Canta-O por Si próprio, glorifica-O, não tanto pelo que Ele faz, mas sobretudo porque ELE É.” (CIC, 2639)
Esse louvor à criação também aparece no livro de Daniel. No cântico entoado pelos jovens na fornalha, vemos um convite à confiança em Deus e à exaltação de todas as suas obras:
“Obras todas do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o para sempre.” (Dn 3)
Inspirados pela fé que nos revelam as Sagradas Escrituras, somos chamados a agir com amor e responsabilidade no cuidado com o mundo que Deus nos confiou.
A fé transforma nosso modo de viver, despertando em nós o amor, o reconhecimento e o louvor ao Criador.
“A destruição do ambiente humano é um fato muito grave, porque, por um lado, Deus confiou o mundo ao ser humano e, por outro, a própria vida humana é um dom que deve ser protegido de várias formas de degradação.” (Laudato Si’)

De forma prática, como podemos proteger o meio ambiente no dia a dia?
O Papa Francisco propõe, na Laudato Si’, atitudes sustentáveis que podem ser adotadas por governos, comunidades e por cada um de nós.
Veja algumas sugestões simples para transformar o cuidado com a criação em rotina:
Fonte: Encíclica Laudato Si' | CIC
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.