Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa destaca esperança cristã no IX Dia Mundial dos Pobres

Segundo Leão XIV, os pobres estão no centro da ação pastoral e levam-nos com sua vida a tocar a verdade do Evangelho

Escrito por Redação A12

16 NOV 2025 - 11H56 (Atualizada em 17 NOV 2025 - 09H01)

Vatican Media

Inspirado no Salmo 71, o tema “Tu és minha esperança” é a centralidade da mensagem do Papa Leão XIV para o IX Dia Mundial dos Pobres. No documento oficial, publicado pelo Vaticano, o Pontífice destaca que a verdadeira esperança nasce da confiança em Deus.

“No meio das provações da vida, a esperança é animada pela firme e encorajadora certeza do amor de Deus, derramado nos corações pelo Espírito Santo", disse.

E, segundo o Papa, quando falamos de esperança, os pobres são testemunhas privilegiadas, pois a sustentam apesar da fragilidade e exclusão.

A pobreza mais grave, segundo o Pontífice, é não conhecer a Deus, pois nenhum bem material pode preencher o coração do homem. Além disso, a esperança cristã é como uma âncora segura, orienta-nos para “novos céus e nova terra” gerando caridade concreta.

“A imensa maioria dos pobres possui uma especial abertura à fé; tem necessidade de Deus e não podemos deixar de lhe oferecer a sua amizade, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé”.

Ainda, a esperança exige responsabilidade para enfrentar as causas estruturais da pobreza e criar sinais concretos de amor, como fundações de instituições de acolhimento e demais serviços aos mais vulneráveis.

“Os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho. Por isso, o Dia Mundial dos Pobres pretende recordar às nossas comunidades que os pobres estão no centro de toda a ação pastoral”.

A mensagem ainda alerta para as novas ondas de empobrecimento e lembra que ajudar os pobres é viver a justiça. Desse modo, o Pontífice pede políticas eficazes de combate à pobreza e incentivo ao trabalho, educação, moradia e saúde.

Por fim, Papa Leão XIV confia tudo à intercessão da Virgem Maria e deseja que o Ano Jubilar, que está caminhando para o seu término, inspire ainda novas iniciativas de esperança e solidariedade.

add_box Maior pobreza é a rejeição, recorda Dom Orlando em Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...