Neste domingo (08), o Santo Padre, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa no Estádio Sir John Guise, em Port Moresby, Papua-Nova Guiné, durante o segundo dia de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional. Dirigindo-se à comunidade católica local, o Papa sublinhou a necessidade de abrir-se a Deus, aos irmãos e ao Evangelho, usando como referência o trecho bíblico de Isaías: “Tomai ânimo, não temais!” (cf. Isaías 35,3-4). A celebração eucarística contou com a participação de cerca de 35 mil fiéis.
Durante a homilia, Francisco refletiu sobre a cura do surdo-mudo narrada no Evangelho de São Marcos, destacando o afastamento e a proximidade como elementos essenciais. Ele explicou que o afastamento do homem representava sua separação de Deus e dos outros, devido à surdez e à mudez que o isolavam. O Papa também usou essa metáfora para falar sobre o fechamento do coração e as dificuldades que afastam as pessoas da comunhão com Deus e com os irmãos.
O Pontífice alertou para o perigo da “surdez interior” e da “mudez do coração”, que podem surgir por causa do egoísmo, do medo e da indiferença:
“Quando nos sentimos distantes, ou escolhemos manter-nos à distância — de Deus, dos irmãos, daqueles que são diferentes de nós — então fechamo-nos”, afirmou o Papa, enfatizando a importância de uma abertura constante à Palavra de Deus.
Dirigindo-se aos fiéis de Papua-Nova Guiné, Francisco os encorajou a usar o Evangelho como bússola em suas vidas, dizendo: “O Senhor diz hoje a cada um de vós: ‘Abre-te!’. E isto é o mais importante: abrirmo-nos a Deus, abrirmo-nos aos irmãos, abrirmo-nos ao Evangelho e fazer dele a bússola da nossa vida.”
Após a Missa, o Papa conduziu a oração do Angelus, pedindo à Virgem Maria que interceda pela Igreja em Papua-Nova Guiné e nas Ilhas Salomão. Francisco também fez um apelo pela paz, clamando por um “não ao rearmamento e à exploração da Casa Comum” e destacando a necessidade de harmonia entre povos e culturas. “Sim ao encontro entre povos e culturas, sim à harmonia do homem com as criaturas!”, declarou.
O Papa concluiu sua mensagem lembrando que este domingo também marca a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora e expressou sua preocupação com o Santuário de Lourdes, na França, que recentemente foi atingido por uma inundação.
Amanhã, segunda-feira (09), Francisco segue sua agenda apostólica em Papua-Nova Guiné, com encontros previstos com autoridades locais, líderes religiosos e a comunidade católica de Port Moresby.
Assista no vídeo abaixo:
Fonte: Vatican News
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.