Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 14 MAR 2018 - 12H34

Papa Francisco explica como devemos rezar o Pai Nosso

Shutterstock.
Shutterstock.

A oração do Pai Nosso esteve no centro da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira (14), no Vaticano. A catequese semanal que nas últimas semanas tem refletido sobre aspectos da Santa Missa enfatizou que esta grande oração, ensinada pelo próprio Jesus é que "nos prepara para a Comunhão".

Francisco começou explicando aos 14 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro, que a ação de Jesus de tomar o pão e o cálice de vinho, dar graças e partir o pão, “corresponde na Liturgia Eucarística da Missa a fração do Pão, precedida pela oração que o Senhor nos ensinou”, o Pai Nosso. Desta forma, começam os ritos da Comunhão.

"O Pai Nosso não é uma das tantas orações cristãs, mas ‘a oração dos filhos de Deus’. Foi Jesus que nos ensinou o Pai Nosso", disse. 

“Quando nós rezamos o Pai Nosso, rezamos como Jesus rezava. É a oração que fez Jesus, e a ensinou a nós (...). É tão bonito rezar como Jesus!”, frisou. 

Leia MaisRelembre ações do Papa Francisco nesses cinco anos de pontificadoPapa Francisco explica o significado da apresentação das ofertas Papa fala sobre a importância de homilia bem preparada e breveO Santo Padre explicou que a intervenção dedicada à oração do Pai Nosso e ao “gesto da paz”, antes da Comunhão, indica para os fiéis a que não se pode comungar sem ser antes “pacificados pelo amor fraterno”.

“A paz de Cristo não se pode enraizar num coração incapaz de viver a fraternidade e de a recompor, após tê-la ferido”, advertiu.

O Papa questionou as pessoas que dizem ‘Pai-Nosso’, sem a consciência de estarem rezando o Pai da humanidade, de Jesus Cristo. “Tens uma relação com este Pai?”, perguntou.

Francisco recordou que, além da Missa, o Pai-Nosso é rezado em vários momentos do dia, na liturgia católica e na oração pessoal: “A atitude filial com Deus e de fraternidade com o próximo contribuem para dar forma cristã aos nossos dias”, sublinhou. 

A audiência geral voltou à Praça de São Pedro depois de ter decorrido, durante algumas semanas, no auditório Paulo VI, devido ao frio, à chuva e mesmo à neve que marcaram o inverno na região de Roma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.