Após encerrar a série sobre os vícios e as virtudes, o Santo Padre, o Papa Francisco inicia o mês de maio com catequeses sobre as virtudes teologais. “As três virtudes teologais são os grandes dons que Deus dá à nossa capacidade moral”, explica. São elas a fé, a caridade e a esperança.
Nesta quarta, 1º de maio, o Santo Padre ensinou a todos na Sala Paulo VI sobre a fé. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “a fé é o ato com o qual o homem entrega-se total e livremente a Deus”. Segundo o Papa, o grande inimigo da fé não é a inteligência, não é a razão, e sim, o medo.
“A fé é o primeiro dom a ser acolhido na vida cristã: um dom que deve ser pedido diariamente para que se renove em nós. Aparentemente é um dom pequeno, mas é o essencial. Quando nos levaram à pia batismal, os nossos pais, depois de anunciarem o nome que haviam escolhido para nós, foram questionados pelo sacerdote: “O que vocês pedem à Igreja de Deus?”. E eles responderam: 'A fé, o batismo!'”.
Por isso, explica o Pontífice, a fé é a virtude que faz o cristão, com todos os valores que o acompanham, a preservar esse vínculo com Deus e o rosto amável de Jesus.
“É o dom mais feliz, a única virtude que podemos invejar. Porque quem tem fé é habitado por uma força que não é só humana; de fato, a fé “desencadeia” em nós a graça e abre a mente ao mistério de Deus”, completa.
Fé esta, encontrada também em São José Operário, celebrado pela Igreja no 1º de maio. Aos fiéis de língua portuguesa, o Papa saudou:
“Que São José Operário os inspire a ritmar cada dia com um trabalho especial: a oração. Nela, antes de mais nada, peçamos ao Senhor que renove e aumente a nossa fé, para que toda nossa atividade comece por Ele e n’Ele acabe. Deus os abençoe!”
:: 5 virtudes de São José para inspirar lideranças
Fonte: Vatican News
Sabia que a Igreja tem uma devoção para cada dia da semana?
A Igreja nos convida a santificar não só o domingo, mas cada dia da semana com devoções que nos aproximam de Deus. Você sabe o que celebramos a cada dia?
Leão XIV convoca primeiro Consistório de seu pontificado
Consistório extraordinário, convocado por Leão XIV, marca a primeira grande reunião do Colégio Cardinalício para apoiar o Papa no governo da Igreja.
Como orientar os filhos no mundo digital
Cresce o desafio de educar crianças na internet, por isso a Igreja propõe a presença dos pais para propor o diálogo e escolhas conscientes no uso da tecnologia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.