O Papa Francisco presidiu a Missa na Casa Santa Marta na manhã desta segunda-feira (11) da 5ª Semana da Páscoa. O Pontífice recordou o 75º aniversário da descoberta do corpo de São Timóteo, encontrado na cripta da Catedral de Termoli, região italiana de Molise, durante os trabalhos de restauração em 1945, e dirigiu seu pensamento aos desempregados:
"Nestes dias, muitas pessoas perderam o emprego, não foram readmitidas, trabalhavam sem contrato. Rezemos por estes nossos irmãos e irmãs que sofrem com a falta de trabalho".
.:: Como lidar com a angústia do desemprego? ::.
Na homilia, o Papa comentou o Evangelho do dia (Jo 14,21-26) em que Jesus diz a seus discípulos: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos Nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
▶▶ Assista a um trecho da homilia do Papa:
“É a promessa do Espírito Santo que habita conosco e que o Pai e o Filho enviam para acompanhar-nos na vida”, afirmou Francisco.
O Papa ainda explicou que esse é o chamado Paráclito, isto é, Aquele que “sustenta, que acompanha para não cair, que lhe mantém firme, que é próximo de você para sustentá-lo. E o Senhor nos prometeu esse sustento, que é Deus como Ele: é o Espírito Santo".
O Santo Padre explica que Senhor o diz: “Ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. Ensinar e recordar. Este é o ofício do Espírito Santo. Ensina-nos: nos ensina o mistério da fé, nos ensina a entrar no mistério, a entender um pouco mais o mistério, nos ensina a doutrina de Jesus e nos ensina como desenvolver a nossa fé sem errar, porque a doutrina cresce, mas sempre na mesma direção: cresce na compreensão".
“O Espírito nos ajuda a crescer na compreensão da fé, compreendê-la mais e caminhar mais para compreender isso que a fé diz.” Papa Francisco
"A fé não é uma coisa estática; a doutrina não é uma coisa estática: cresce sempre, mas cresce “na mesa direção. E o Espírito Santo evita que a doutrina erre, evita que permaneça parada ali, sem crescer em nós. Ensinar-nos as coisas que Jesus nos ensinou, desenvolverá em nós a compreensão daquilo que Jesus nos ensinou, fará crescer em nós, até alcançar a maturidade, a doutrina do Senhor”.
O Papa recordou uma pessoa que rezava diante do Senhor: “Senhor, eu sou o mesmo que quando Leia MaisCovid-19: Papa Francisco telefona para o Arcebispo de São Paulocriança, quando garoto, tinha esses sonhos. Depois, trilhei por caminhos errados. Agora me chamastes”.
Para Francisco este é um modo bonito de rezar ao Senhor: “Sou o mesmo. Caminhei muito, errei bastante, mas sou o mesmo e vós me amais. É a memória do caminho da vida”.
O Papa destacou que nessa memória o Espírito Santo nos guia para discernir o que devemos fazer, qual é o caminho certo e qual é o errado, mesmo nas pequenas decisões. "Se nós pedirmos a luz ao Espírito Santo, Ele nos ajudará a discernir para tomar as decisões acertadas, as pequenas de todos os dias e as maiores", completou.
Fonte: Vatican News
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.