Desde a última segunda-feira (29) até sábado (03), está sendo realizada a XIII Peregrinação Internacional da Associação dos Acólitos Ministrantes, que este ano tem como tema “Contigo” e ocorre em Roma, na Itália.
Ontem (30) os coroinhas e acólitos tiveram a alegria de se encontrar com o Santo Padre, o Papa Francisco. “A Praça São Pedro é sempre bonita, mas convosco torna-se ainda mais bonita”, afirmou o Papa para dar boas-vindas e agradecer a presença de todos que participam do evento.
“O tema de sua peregrinação chamou-me a atenção: 'Contigo'. Sabeis porque é que me impressiona? Porque diz tudo numa palavra. Isto é belíssimo e abre espaço para procurar, para encontrar possíveis significados”, disse Francisco.
Ainda acerca do tema “Contigo”, o Papa falou que ao olhar para os participantes e recordar o serviço dos acólitos e coroinhas na liturgia, o sentido dessa palavra ganhou novos significados.
“O primeiro sujeito, o protagonista deste 'contigo' é Deus. Jesus disse: «onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles». E isto realiza-se plenamente na Missa, na Eucaristia: ali o “contigo” torna-se presença real e concreta de Deus no Corpo e no Sangue de Cristo.
Todos os dias, o sacerdote vê este mistério acontecer nas suas mãos; e vós, quando servis ao altar, também o vedes. E ao recebermos a Sagrada Comunhão, podemos experimentar que Jesus está, espiritual e fisicamente, “conosco”. Ele te diz: “Eu estou contigo”, mas não o diz com palavras, mas naquele gesto, naquele ato de amor que é a Eucaristia. E, na Comunhão, também tu podes dizer ao Senhor Jesus: 'Eu estou contigo', não com palavras, mas com o teu coração e o teu corpo, com o teu amor. Precisamente porque Ele está conosco, também nós podemos estar verdadeiramente com Ele.”
Dizer ao teu próximo “estou contigo”
“Aqui está, queridos jovens, o ponto-chave! Espero conseguir fazer-me entender: o “contigo” de Jesus, graças ao seu amor, torna-se o meu, o teu, o nosso 'contigo', que cada um pode dar aos outros. Assim, podemos cumprir o seu mandamento: 'Amai-vos uns aos outros como eu vos amei'. Se tu, acólito, como Maria, guardas no teu coração e na tua carne o mistério de Deus que está contigo, então és capaz de estar com os outros de uma maneira nova. Graças a Jesus, sempre e só graças a Ele, também tu podes dizer ao teu próximo “estou contigo”, não com palavras, mas com ações e gestos, com o coração e com uma proximidade concreta: chorar com quem chora, alegrar-se com quem se alegra, sem julgamentos nem preconceitos, sem fechamentos nem exclusões. Até contigo, que não me és simpático; e contigo, que és diferente de mim; e contigo, que és um estrangeiro; e contigo, por quem não me sinto compreendido; e contigo, que nunca vens à igreja; e contigo, que dizes não acreditar em Deus.”
O Papa, por fim, agradeceu a todos os peregrinos por partilharem a alegria da pertença a Jesus, “servos do seu Coração ferido que cura as nossas feridas, que nos salva da morte e nos dá a vida eterna. Obrigado, jovens amigos! E uma boa caminhada com Jesus”, concluiu.
Fonte: Vatican News
Papa se encontra com jovens em Papua-Nova Guiné e segue para o Timor-Leste
Francisco continua sua viagem apostólica para o Timor-Leste, após se despedir de Papua-Nova Guiné.
Como manter a calma e a mansidão nos dias de hoje?
Comece bem a semana com esta reflexão do A12 sobre a calma e a mansidão.
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.