Na Audiência Geral desta quarta-feira (6), o Papa Leão XIV iniciou um novo ciclo de catequeses. O tema central é o mistério pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Com linguagem simples, o Pontífice propôs aos fiéis uma reflexão sobre a importância de se preparar espiritualmente para o encontro com Cristo, destacando o verbo “preparar” como chave de leitura do Evangelho.
A nova etapa faz parte do caminho jubilar, que tem convidado os católicos a redescobrirem o rosto de Cristo. “Continuamos a nossa caminhada jubilar para descobrir o rosto de Cristo, em quem a nossa esperança toma forma e substância”, afirmou o Papa.
A meditação partiu do Evangelho de Marcos, no trecho em que os discípulos perguntam a Jesus onde Ele deseja celebrar a Páscoa (Mc 14,12-13).
Jesus responde com um detalhe curioso: um homem carregando uma bilha de água. Para o Papa, esses elementos escondem uma verdade para nossa vida: “O amor não é fruto do acaso, mas de uma escolha consciente. Não é uma reação simples, mas uma decisão que exige preparação.”
Segundo Leão XIV, a imagem da sala preparada no andar superior representa o cuidado de Deus. Ele sempre se adianta às nossas necessidades.
“Antes mesmo de percebermos que precisamos de ser acolhidos, o Senhor já preparou um espaço para nós, onde nos podemos reconhecer e sentir seus amigos.”
Esse espaço é também o nosso coração. Mesmo vazio, pode ser transformado em lugar de comunhão. “Jesus não enfrenta a sua paixão pelo destino, mas pela fidelidade a um caminho que abraçou e percorreu com liberdade e cuidado”, explicou. E acrescentou: “É isso que nos consola: saber que o dom da sua vida vem de uma intenção profunda, não de um impulso imediato.”
Um dos pontos fortes da catequese foi o alerta do Papa sobre o risco de transformar a preparação espiritual em ativismo ou cobrança. Para o Santo Padre, preparar-se para a Eucaristia significa abrir espaço interior, e não acumular tarefas.
“Ainda hoje, como então, há uma ceia a preparar. Não se trata apenas da liturgia, mas da nossa disponibilidade para participar num gesto que nos transcende. A Eucaristia celebra-se não só no altar, mas também na vida quotidiana, onde é possível experimentar tudo como oferta e ação de graças.”
O Pontífice relembrou que Jesus preparou o Cenáculo mesmo sabendo que seria traído e negado. “Enquanto eles ainda não compreendiam, enquanto um estava prestes a traí-lo e outro a negá-lo, Ele preparava uma ceia de comunhão para todos.”
Que Páscoa você precisa preparar?
Ao final da catequese, o Papa fez um convite prático aos fiéis: preparar a Páscoa, não só liturgicamente, mas também nas situações da vida. E propôs uma reflexão: “Que espaços da minha vida preciso de reorganizar para estar pronto para acolher o Senhor? O que significa ‘preparar’ para mim hoje?”
A resposta pode estar nos pequenos gestos: ceder, ouvir, confiar. “Talvez signifique renunciar a uma exigência, deixar de esperar que o outro mude, dar o primeiro passo. Talvez signifique ouvir mais, agir menos ou aprender a confiar no que já foi predisposto”, sugeriu.
Leão XIV encerrou com uma oração em forma de desejo: “Que o Senhor nos conceda ser humildes preparadores da sua presença. E, nesta disponibilidade diária, cresça em nós aquela confiança serena que nos permite enfrentar tudo de coração aberto. Pois, onde o amor estiver pronto, a vida pode verdadeiramente florescer.”
Ao final da audiência, o Papa recordou os 80 anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki. “Apesar do passar dos anos, esses acontecimentos trágicos servem como um alerta universal contra a devastação causada pelas guerras, e em particular pelas armas nucleares.”
Na mensagem enviada ao bispo de Hiroshima, Leão XIV reforçou: “Espero que, no mundo atual, marcado por fortes tensões e conflitos sangrentos, a ilusória segurança baseada na ameaça da destruição recíproca dê lugar aos instrumentos da justiça, à prática do diálogo e à confiança na fraternidade”.
:: Milagre de Hiroshima: a proteção do Santo Rosário em meio à 2ª Guerra
Fonte: Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.