Santo Padre

Santa Sé divulga agenda de Leão XIV para Quaresma e Semana Santa

Um dos destaques são as celebrações dominicais do Papa em igrejas romanas, principalmente localizadas nas periferias da cidade durante a Quaresma.

Escrito por Redação A12

11 FEV 2026 - 14H36 (Atualizada em 11 FEV 2026 - 15H31)

Vatican Media

As celebrações que serão presididas pelo Papa Leão XIV nos próximos meses foram divulgadas pela Santa Sé. O calendário contempla os meses entre fevereiro e abril de 2026. A programação inclui visitas pastorais em Roma, os Exercícios Espirituais da Quaresma e as celebrações do Tríduo Pascal no Vaticano.

A agenda foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e reúne compromissos do período quaresmal e da Semana Santa.

O calendário confirma o ritmo intenso do período quaresmal e destaca os principais momentos litúrgicos presididos pelo Papa, pela primeira vez em seu pontificado.

add_box  O que a Liturgia da Igreja Católica celebra em fevereiro?

Visitas do Papa às paróquias de Roma

Como Bispo de Roma, Leão XIV visitará cinco paróquias da Diocese entre 15 de fevereiro e 15 de março. As celebrações ocorrerão aos domingos, no período da tarde, com a presidência da Santa Missa. As comunidades escolhidas estão situadas, em sua maioria, em áreas periféricas da capital italiana.

Confira as datas confirmadas:

• 15 de fevereiro: Paróquia Santa Maria Regina Pacis, em Ostia Lido.

• 22 de fevereiro: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Castro Pretorio, próximo à estação Termini.

• 1º de março: Paróquia da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, no bairro Alessandrino.

• 8 de março: Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Torrevecchia.

• 15 de março: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Ponte Mammolo.

As visitas ocorrerão no mesmo período dos Exercícios Espirituais da Cúria Romana e antecedem as celebrações da Semana Santa.

Início da Quaresma no Monte Aventino

A Quaresma terá início em 18 de fevereiro. O Papa presidirá a Missa vespertina na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino.

Antes da celebração, estão previstas a tradicional Statio e a procissão penitencial, que sairá da Igreja de Santo Anselmo.

Entre 22 e 27 de fevereiro, o Pontífice participará dos Exercícios Espirituais com a Cúria Romana. O retiro acontecerá no Palácio Apostólico e integra a preparação para a Páscoa.

Vatican Media Vatican Media

Tríduo Pascal e Páscoa no Vaticano

O Tríduo Pascal começará na Quinta-feira Santa, 2 de abril. Pela manhã, o Papa celebrará a Missa dos Santos Óleos, também chamada Missa Crismal, na Basílica de São Pedro. À noite, presidirá a Missa da Ceia do Senhor na Basílica de São João de Latrão, catedral do Bispo de Roma.

Na Sexta-feira Santa, estão previstas as tradicionais Estações da Cruz no Coliseu. A Vigília Pascal será celebrada na noite do Sábado Santo, na Basílica de São Pedro.

No Domingo de Páscoa, a Missa será celebrada na Praça São Pedro. Ao final, o Pontífice concederá a bênção “Urbi et Orbi” da Loggia Central da Basílica Vaticana.

add_box  Qual a diferença entre a Quaresma e a Semana Santa?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...