Neste domingo, 25 de maio, o Papa Leão XIV presidiu pela primeira vez a oração do Regina Caeli da janela do Palácio Apostólico, diante da Praça São Pedro repleta de fiéis e peregrinos.
Foi a primeira vez que o evento dominical foi realizado dessa forma desde 2 de fevereiro, quando ainda era conduzido pelo saudoso Papa Francisco.
Na reflexão antes da oração mariana, o Papa destacou a mensagem do Evangelho do dia (Jo 14, 23-29) e falou sobre a ação do Espírito Santo como presença concreta de Deus na vida dos fiéis.
Leão XIV lembrou que Jesus, mesmo na véspera de sua morte, consolou os discípulos com a promessa do Espírito, que habita em todos os que permanecem em seu amor.
“Com efeito, se permanecermos no seu amor, Ele vem morar em nós, a nossa vida torna-se templo de Deus. Embora eu seja frágil, o Senhor não se envergonha da minha humanidade, pelo contrário, vem habitar em mim”, afirmou o Papa.
O Pontífice convidou os fiéis a caminharem na alegria da fé, reconhecendo a própria fragilidade como espaço onde Deus atua com misericórdia, luz e amor. E reforçou a vocação cristã de viver com atenção e compaixão, especialmente junto aos mais pobres, pequenos e sofredores.
Depois de conceder a bênção apostólica, o Santo Padre recordou a memória litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora celebrada no sábado e disse: “Que Maria obtenha para nós a graça de sermos testemunhas fortes e alegres do Evangelho, mesmo em meio às provações.”.
Leão XIV encerrou o momento confiando todos os fiéis à intercessão de Maria Santíssima, “morada consagrada a Deus”, modelo de docilidade ao Espírito.
Visita à Prefeitura de Roma

O Papa Leão XIV visitou a Prefeitura de Roma, sendo recebido no Capitólio Romano pelo prefeito Roberto Gualtieri, em um gesto de proximidade e diálogo.
Gualtieri destacou que a presença do Pontífice ali confirma seu afeto por Roma e reforça o compromisso conjunto com a cidade, como a continuidade do Jubileu da Esperança.
O papa Leão XIV respondeu com palavras de carinho:
“Hoje posso dizer que sou romano por vocês e com vocês!”, exclamou Leão XIV.
É tradição que os Papas visitem o Capitólio: o primeiro foi o Beato Pio IX, em 1870. Desde então, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco também realizaram esse gesto de proximidade com a cidade. A última visita antes da atual foi feita por Francisco em 10 de junho de 2024.
Tomada de posse das basílicas papais

Após a oração do Regina Caeli e da visita à Prefeitura de Roma, Leão XIV deu continuidade aos ritos de início de pontificado com a tomada de posse da Basílica de São João de Latrão, catedral do Papa enquanto Bispo de Roma, e da Basílica Papal de Santa Maria Maior, santuário Mariano.
Esses momentos simbolizam a missão pastoral e espiritual do Papa como sucessor de Pedro, pastor universal da Igreja, mas também bispo da cidade de Roma.
Na homilia de sua missa de posse, o Papa Leão XIV destacou a missão da Igreja de Roma como “mãe de todas as Igrejas”, herdeira da fé transmitida por Pedro, Paulo e tantos mártires.
Inspirando-se no Papa Francisco, ressaltou que essa maternidade eclesial se manifesta na ternura, na escuta, na disposição ao sacrifício e na sensibilidade para prover as necessidades dos outros, mesmo antes que sejam expressas, traços que devem crescer em todo o povo de Deus.
Comentando os Atos dos Apóstolos, o Papa refletiu sobre os desafios da primeira comunidade cristã ao anunciar o Evangelho ao mundo pagão. Sublinhou que os acontecimentos exigiram paciência, escuta e diálogo, elementos fundamentais para tomar a decisão certa.
Porém, mais importante ainda, afirmou, é a escuta da voz de Deus, que se dá na oração e na constante conversão do coração. É assim que se constrói a comunhão e se reconhece, no íntimo, a ação do Espírito que nos faz clamar: “Abba, Pai”.
Ele ressaltou também o desejo e o compromisso de assumir sua missão:
“Coloca-me na medida do possível à escuta de todos para aprender, compreender e decidir juntos. “Para vós sou bispo, convosco sou cristão”, como dizia Santo Agostinho. Peço-vos que me ajudem a fazê-lo num esforço comum de oração e caridade.”
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.