Na segunda-feira (9), Papa Francisco encerrou sua agenda de compromissos em Papua-Nova Guiné, se reunindo com jovens no Estádio Sir John Guise, em Port Moresby. O Pontífice assistiu a danças e apresentações musicais típicas com os jovens locais, junto à presença do bispo de Kimbe, dom John Bosco Auram.
Neste país, muitas são as línguas e dialetos falados pela população, no qual o Papa gentilmente comentou: “Vocês, que em Papua têm mais de 800 línguas, têm uma linguagem comum, que é o idioma do amor, o idioma do serviço”.
Em seu discurso após as apresentações, o Santo Padre expressou sua alegria pelos dias que passou no país, onde convivem o mar, as montanhas e as florestas tropicais. Um país jovem, habitado por muitos jovens, que trazem uma grande aspiração: “enfrentar o futuro com sorrisos de esperança”. Ao concluir, Francisco enfatizou que todos, independentemente da idade, podem cometer erros, mas o essencial é reconhecer o erro e se levantar.
“Na vida, só devemos olhar para o outro de cima para baixo quando for para ajudá-lo a se levantar”.
Ainda nesta segunda (9), o Santo Padre aterrissou no aeroporto de Dili, no Timor-Leste, sendo recepcionado com buquê de flores e um cachecol com as cores tradicionais do país.
Em seu primeiro discurso no país, Francisco destacou as belezas naturais do país, uma terra que desperta sentimentos de paz e alegria no coração, que passou por uma fase dolorosa no seu passado recente. O Papa destacou esses momentos de calvário e provação e disse que o país soube se reerguer.
“Mantivestes firme a esperança mesmo na aflição e, graças ao caráter do vosso povo e à vossa fé, transformastes a dor em alegria! Queira o Céu que em outras situações de conflito, em diversas partes do mundo, prevaleça igualmente o desejo de paz e de purificação da memória, para sarar as feridas e substituir o ódio pela reconciliação e a contraposição pela colaboração!”
No final da tarde, o Papa se dirigirá até o Palácio Presidencial para a cerimônia de boas-vindas, visita de cortesia ao presidente Ramos-Horta e o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático. Ali fará o seu primeiro discurso em terras timorenses.
:: Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
:: Papa assina declaração inter-religiosa em Jacarta com chefe de mesquita
:: Papa Francisco discursa em seu segundo dia de compromissos na Indonésia
:: Papa se encontra com órfãos, idosos, pobres e refugiados em Jacarta
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.