A segunda sessão do ano a respeito dos trabalhos do Conselho de Cardeais teve início nesta segunda-feira (15) com a presença do Papa Francisco. É esperado que o encontro finalize hoje (16), conforme informou a Santa Sé.
A sessão anterior, realizada em fevereiro, contou com a participação de três mulheres para oferecer aos cardeais e ao Pontífice uma contribuição sobre o tema do papel da mulher na Igreja: Ir. Linda Pocher, Filha de Maria Auxiliadora e professora de Cristologia e Mariologia na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, de Roma; Giuliva Di Berardino, consagrada da Ordo Virginum da diocese de Verona, professora e diretora de cursos de espiritualidade e exercícios espirituais e Jo Bailey Wells, bispa da Igreja da Inglaterra e subsecretária-geral da Comunhão Anglicana foram as escolhidas.
Nos encontros de fevereiro também foram analisados os caminhos sinodais em andamento na Igreja e o tema da evangelização, com relatórios do cardeal Luis Antonio Tagle e do arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeitos do Dicastério para a Evangelização.
O Conselho de Cardeais tem a tarefa de colaborar diretamente com o Papa Francisco no governo da Igreja universal e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana. O conselho está em funcionamento desde setembro de 2013, ano em que Francisco foi eleito.
Os membros do chamado C9 são: o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; o presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Fernando Vérgez Alzaga; o arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo), cardeal Fridolin Ambongo Besungu; o arcebispo de Bombaim (Índia), cardeal Oswald Gracias; o arcebispo de Boston (EUA), cardeal Seán Patrick O'Malley.
Pertencem também a este grupo o arcebispo de Barcelona (Espanha), cardeal Juan José Omella; arcebispo de Quebec (Canadá), cardeal Gérald Lacroix; arcebispo de Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Hollerich; o arcebispo de São Salvador da Bahia (Brasil), cardeal Sérgio da Rocha; o secretário da Comissão é o bispo titular de Cresima (Tunísia), dom Marco Mellino. Essa renovação no C9 foi feita pelo Papa em 7 de março do ano passado.
:: "É necessário escutar o Espírito Santo", diz o Cardeal Parolin
Fonte: Vatican News
Amor em Poesia: o Cântico dos Cânticos
Conheça mais sobre o Cântico dos Cânticos, o canto de amor conjugal presente nas Sagradas Escrituras.
Santa Gianna e Pietro: um amor guiado por Deus
Santa Gianna testemunha, por meio de suas cartas ao esposo Pietro, que o verdadeiro amor conjugal é decisão, doação e caminho de santidade.
“Uso o BTS a meu favor para evangelizar a juventude”, conta freira ARMY
Ir. Carla Maria une formação com jovens em Minas Gerais com músicas de grupo de k-pop
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.