Santuário Nacional

Dom Orlando celebra a Paixão de Cristo no Santuário

Fiéis encheram a Casa da Mãe Aparecida para participarem de um dos pontos altos do calendário litúrgico da Igreja Católica

Escrito por Guilherme Gomes

07 ABR 2023 - 17H13 (Atualizada em 12 ABR 2023 - 10H19)

Santuário Nacional/ Thiago Leon

Leia MaisAssista o Auto da Paixão no YouTube do Aparecida ao VivoSantuário Nacional recorda em celebração as últimas palavras de Jesus na cruzSexta Santa, dia 07 de abril de 2023. Às 15h em ponto, como manda a tradição da Igreja, aconteceu a celebração da Paixão do Senhor, no Santuário Nacional.

A chuva fina e o tempo nublado não afastaram os devotos de Nossa Senhora, que encheram a Casa da Mãe Aparecida para participarem de um dos pontos altos do calendário litúrgico da Igreja Católica.

Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida (SP), foi o presidente da celebração.

Seu primeiro ato, já no Altar Central do Santuário, foi de reverência a Cristo.

Ao lado dos concelebrantes Missionários Redentoristas, Dom Orlando prostrou-se diante do Altar, como sinal de humildade e penitência.

Santuário Nacional/ Thiago Leon
Santuário Nacional/ Thiago Leon


O silêncio instaurado dentro do Santuário fez parecer que não havia nenhum fiel na celebração da Paixão.

A Sexta-Feira Santa tem como centro das celebrações a Cruz, símbolo do amor de Jesus por toda a humanidade.

O dia é reservado ao recolhimento e a meditação sobre o Cristo morto na Cruz, enquanto aguardamos, reflexivos, a ressurreição do Senhor na noite da Páscoa.

Santuário Nacional/ Thiago Leon
Santuário Nacional/ Thiago Leon


O
anúncio da Paixão de Cristo aconteceu segundo Jo 18, 1 – 19,1 – 42.

Após saudar os Redentoristas presentes, as autoridades e todos os devotos, Dom Orlando Brandes iniciou sua homilia fazendo uma provocação para a reflexão de todos que acompanharam a celebração:

Diante de tudo o que ouvimos, de tanto drama, de tanta injustiça e ao mesmo tempo de tanta nobreza, tanta humanidade do lado de Jesus, o que podemos, então, dizer a Jesus crucificado e a todos os crucificados do mundo?”, questionou.

A pergunta foi retórica. O Arcebispo mesmo respondeu à indagação:

Jesus querido, como não crer em Ti? Jesus, como não Te amar? Jesus, como não Te seguir? Jesus, como não nos inflamar de amor por Ti? Jesus, como não nos deixarmos encantar por ti? Por isso, declaro, Jesus, em nome de cada pessoa nesse Santuário, eu sei, Jesus, que sou amado! Eu aceito, Jesus, o teu amor! Eu deixo-me amar! Jesus, eu me converto a Teu amor!”, falou Dom Orlando.

O presidente da celebração ainda falou sobre a importância da Sexta Santa: "é um dia de decisão".

Dai-nos a graça de decidir a sermos melhores do que somos. A partir disso, a Redenção está chegando em nós. Decidir ser melhor do que somos já é um grande presente de Páscoa para nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o Arcebispo.

Dom Orlando finalizou a homilia falando sobre omissão.

Que eu nunca seja uma pessoa omissa. O pecado de omissão é pior do que outros pecados. Porque, nós cristãos, somos omissos. Jesus não se omitiu diante de tudo o que ele passou. Mas, sempre, com a nobreza de coração porque confiou no Pai”, finalizou Dom Orlando.

Oração Universal

No dia da celebração da Paixão de Cristo, a Igreja abre os braços e o coração para realizar uma oração de intercessão pelas muitas necessidades do mundo e de todo o povo de Deus.

Santuário Nacional/ Thiago Leon
Santuário Nacional/ Thiago Leon


Dom Orlando proferiu a Oração Universal junto do Pe. Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., Ecônomo do Santuário, e do Pe. Domingos Sávio, C.Ss.R.

Dia do Redentor, palavra aos Missionários Redentoristas

Antes do término da celebração, Dom Orlando chamou no Altar Central o Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., Superior Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, e o Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário, para falar uma mensagem aos Missionários Redentoristas.

Continuai levando a vida em todos os recantos do mundo e aqui do Brasil. Vida em Cristo, vida nova, vida humana. Continua sendo Missionário da esperança. E, principalmente, como o fundador da Congregação, Santo Afonso Maria de Ligório, continuai no meio dos pobres, através da missão e também deste Santuário que ajuda tantos pobres!”, disse Dom Orlando.

Santuário Nacional/ Thiago Leon
Santuário Nacional/ Thiago Leon


O arcebispo agradeceu aos Redentoristas, que são os guardiões da Casa da Mãe há tantos anos:

Quero pedir a Jesus crucificado e ressuscitado, queridos Redentoristas, que a reconfiguração da Congregação seja um acontecimento de missão, de fortalecer a missão e de também confirmar cada Redentorista nesse entusiasmo missionário, falou.

E finalizou:

Quero também dizer a todos vocês que, de todas as Congregações, essa, da Copiosa Redenção, essa da Redenção é a que salva o mundo inteiro. Portanto, todas as outras Congregações também são Redentoristas porque levam a redenção ao mundo inteiro. Muito obrigado! Viva, Santo Afonso Maria de Ligório! Viva os Missionários Redentoristas!”, disse o Arcebispo.

Santuário Nacional/ Thiago Leon
Santuário Nacional/ Thiago Leon


Após o término da celebração, os fiéis se enfileiraram para adorar Jesus e realizar o tradicional beijamento da Cruz, habitualmente dado pelos devotos no crucifixo.

Programação do Santuário Nacional

Às 18h, haverá, no Santuário Nacional, a Procissão do Senhor Morto. Os devotos serão levados ao Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, onde acontecerá, às 19h30, a última apresentação do Auto da Paixão, um grande espetáculo que retrata a prisão, Paixão, morte e Ressurreição de Jesus.

A programação do Tríduo Pascal na Casa da Mãe continua no sábado (08) e também no Domingo de Páscoa (09).

.:: Confira a programação da Semana Santa do Santuário

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...