Notícias

Santuário Nacional recorda em celebração as últimas palavras de Jesus na cruz

O Santuário Nacional celebrou hoje (07) o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz, o momento foi presidido pelo Padre Helder José da Silva, C.Ss.R.

Escrito por Letícia Dias

07 ABR 2023 - 13H17 (Atualizada em 10 ABR 2023 - 09H08)

Ana Clara Coelho/ A12

A Sexta-feira da Paixão do Senhor nos faz recordar a morte de Nosso Senhor, o Seu mistério de dor e sofrimento. Antes da morte, Jesus proferiu as Suas últimas palavras, no Monte Calvário. 

Nesse sentido, o Santuário Nacional celebrou hoje (07), às 12h, o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz, o momento foi presidido pelo Missionário Redentorista, Padre Helder José da Silva. Leia MaisVia Sacra no Santuário reflete as cruzes da humanidade

As Palavras de Jesus devem ser um questionamento para cada um dia de nós, afinal mesmo na dor, Ele não poupou a própria vida por amor a nós.

São ainda um convite para tomarmos as cruzes de cada dia e dar uma resposta de amor com olhar fixo na cruz de Nosso Salvador.

Confira e reze com cada uma delas:

1. “Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?" (Mc 15, 34)

O abandono – O amor de Jesus foi sem restrições ao Pai e a cada um de nós. Mesmo com Seu grito de abandono, deixou um outro grande ensinamento.

“Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo!”  (Jo 16,32)

2. "Tenho Sede!" (Jo 19, 28b)

A maldade – A insensibilidade levou os soldados a oferecerem vinagre a Jesus. A sede de Jesus também está ligada à nossa rejeição, pois desejou e foi enviado para que nos convertêssemos e fossemos salvos, ou seja, não sofrêssemos a condenação eterna.

3. "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" (Lc 23, 34a)

Perdão – Jesus possui um amor “louco e apaixonado” capaz de mesmo na dor e na rejeição pedir perdão pelas nossas atitudes. Não aceita que a maldade humana contra Ele seja motivo de condenação e nem que a maldade nos separe Dele.

4. "Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23, 43)

O caminho para o Paraíso – Jesus não se preocupa com o nosso passado, assim como não se preocupou com o do “malfeitor”, que havia sido crucificado ao seu lado. Por isso disse-lhe “hoje estarás comigo no paraíso”! Da mesma forma nós devermos desejar o céu para toda a humanidade.

5. "Tudo está consumado!" (Jo 19, 30a)

Amou-nos até o fim – A morte física de Jesus conclui a Sua missão encarnada entre nós. Que possamos acolher com gratidão estas palavras que confessam a missão cumprida de Nosso Senhor e pedir a Ele que o Espírito Santo seja a nossa força na missão de evangelizar o coração daqueles que não conhecem o Seu Amor.

6. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!" (Jo 19, 26-27)

Deu-nos Maria – Jesus nos entrega uma Mãe para que cuide de todos nós, nos encoraje e nos dê apoio. Uma Mãe forte e amorosa, com Ela tudo vencemos, até mesmo a morte. Que Ele nos ensine a seguir o caminho de Seu filho.

7. "Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!" (Lc 23, 46b)

Confiança em Deus – Abandonamos Jesus quando Ele precisava da nossa presença, mas ele próprio disse “mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo!”. É a confiança incondicional no Pai que levou Jesus a amar até o fim. Em quem estamos depositando a nossa confiança?

Padre Lucas Emanuel reflete sobre a Sexta-Feira Santa. Veja:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...