Neste mês de julho, a Família dos Devotos comemora 23 anos. E para celebrar esta data, a 13ª Romaria da Família dos Devotos visita o Santuário Nacional, desta vez, com ainda mais alegria para participar da programação especial que marca o retorno presencial da Romaria, após dois anos de pandemia de Covid-19.Leia MaisSanta Missa abre comemorações do aniversário da Família dos DevotosFundada em 1999 a Família dos Devotos completa 23 anos!Podcast "Escuta com Fé", traz o tema Gratidão aos 23 anos da Família dos Devotos
Neste sábado, 9 de julho, foi celebrada no Altar Central, a Missa Solene em Ação de Graças ao aniversário da Família dos Devotos. Com o tema: “A Mãe quer todos os filhos ao seu redor”, a celebração foi presidida pelo ecônomo do Santuário Nacional, Missionário Redentorista, Pe. Luiz Cláudio e animada pelo também Missionário Redentorista, Pe. Mauro Vilela, que falou sobre este momento de grande alegria para a Casa da Mãe.
“Formamos uma só família, um só coração. Hoje é um dia de festa, um dia especial. Um Dia de Ação de Graças pela nossa querida Família dos Devotos. São 23 anos de história! Estamos celebrando a 13ª Romaria e a Mãe quer que todos os seus filhos estejam ao redor do altar. Ao redor do altar celebramos, ao redor do altar pedimos, ao redor do altar agradecemos”, afirmou Pe. Mauro.
Pe. Luiz Cláudio iniciou sua homilia agradecendo a presença de todos os fiéis a Casa da Mãe, destacando o período em que os devotos estiveram longe do Santuário por conta da pandemia e lembrando que com Nossa Senhora, estaremos sempre iluminados pela Palavra de Deus.
“Queridos amigos e amigas da Família dos Devotos, nosso coração se alegra ainda mais pela graça do reencontro após a fase aguda da pandemia. Unidos viemos em Romaria na Casa da Mãe para cantar um hino de louvor e gratidão pelos 23 anos de nossa família. 23 anos de fé, de amor, de devoção, de generosidade, de espírito missionário, de oração e de muitas realizações. A Mãe quer os seus filhos ao seu redor! Já fazia algum tempo que a gente não via um sábado tão festivo como hoje aqui no Santuário. Pelas cores, pela animação, pelo volume de pessoas. Que bom que você veio! Que bom que você atendeu este convite, a Mãe quer, sim, os filhos ao seu redor e ao redor Dela, e com ela nós somos iluminados pela palavra de Deus”.
Continuando sua reflexão, Pe. Luiz Cláudio, lembrou do dia e da missão de Santa Paulina, e destacou que o Santuário Nacional é um lugar de conversão:
“Santa Paulina não reteve para si a Santidade, ela foi promotora de Santidade para seus irmãos e irmãs. Meus irmãos e minhas irmãs, motivados por uma celebração como essa, como um dia que nós estamos vivendo, motivados pela nossa Romaria à Casa da Mãe Aparecida, nós precisamos buscar a conversão. Sim, o Santuário é um local de conversão, ele difere-se das nossas paróquias, das nossas comunidades de origem. Temos aqui uma pastoral de massa, nos reencontramos em meio à multidão. Basta cinco minutinhos dentro desta Basílica para nos sentirmos irmanados e pertencentes a um grande povo de Deus. Mas o Santuário é, sobretudo, local da celebração da Eucaristia, e nós estamos reunidos ao redor do altar ouvindo a Palavra de Deus.”
Ele ainda lembrou que temos os sacerdotes disponíveis para o atendimento das confissões e essa é uma oportunidade permanente de reconciliação com Deus. Também associou a Casa da Mãe a um grande farol de santidade, que direciona os fiéis:
“Então, já que estamos num farol temos que ser tomados pela luz e pelo amor do Senhor”. E completou: “Não podemos sair do mesmo jeito que entramos nessa celebração. Temos que sair com a nossa capacidade de amar muito mais aguçada do que aquela capacidade que trouxemos ao entrar neste Santuário. No evangelho, Jesus quer livrar os apóstolos do medo, do temor, do medo principalmente das perseguições, esse medo que nos assola, o medo que muitas vezes nos trava, nos paralisa e nos congela. Jesus quer que estejamos livres do medo”.
Em outro momento, o ecônomo do Santuário relembrou o início da Família dos Devotos, que tinha como missão construir o Altar da Basílica e que hoje cresceu e mantém a construção do Santuário Nacional e suas Obras Sociais.
“Ao longo desses anos, nossa família cresceu em número, cresceu em consciência de sua missão. Aquela campanha para arrecadar algum dinheiro para construir esse Altar e colocar piso na Basílica, e hoje se tornou esta grande família, que celebra 23 anos e que hoje está sintonizada conosco pelos meios de comunicação, porque compreendeu que nós éramos chamados para mais do que construir essa Igreja, que nós queremos muito bem. E que nós precisamos, de fato, cuidar de uma Igreja muito maior do que este Santuário. Ele é apenas um pequeno símbolo da grandiosidade da Igreja à qual pertencemos e na qual somos missionários”.
Por fim, o Missionário Redentorista agradeceu a participação e a missão de todos os devotos que formam esta grande família de amor, fé e missão:
“Não estamos sozinhos. Contamos sempre com as bênçãos de Nossa Senhora, e hoje de Santa Paulina, neste ano que também nós celebramos o Centenário do Lar Nossa Senhora Aparecida, obra social do Santuário Nacional fundada aqui em Aparecida por Santa Paulina e que nós mantemos com a Família dos Devotos esta obra como expressão de fé, de amor, de caridade e de compromisso. Deus lhe pague, meu irmão e minha irmã, por sua participação na Família dos Devotos. Que Ele recompense você e que nas suas horas de tribulação não faltem a fé, não faltem a esperança, não faltem o apoio de tantos irmãos irmãs.”
A PASCOM e a missão de evangelizar através da comunicação
A Pascom fortalece a evangelização nas paróquias com espiritualidade, formação, articulação e produção, unindo fé e comunicação. Saiba mais.
Oração a São Mateus
Aprenda a oração de São Mateus e siga o exemplo de fé desse grande apóstolo que testemunhou a vida e os ensinamentos de Jesus.
Educadores participam de plantio de mudas do curso Miniflorestas
Professores de Aparecida participaram de uma dinâmica proposta pelo projeto socioambiental do Santuário Nacional em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que visa conscientização e preservação da Casa Comum.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.