A historiadora Tereza Pasin, figura muito querida e respeitada entre aqueles que conhecem um pouco mais a fundo a história da Padroeira do Brasil, há muitos anos estuda a devoção mariana mais brasileira de todas, sendo uma referência no assunto.
No vídeo acima, ela responde sobre o motivo pelo qual a Imagem de Aparecida é negra.
Ela conta que, através de uma carta do Padre Francisco, um jesuíta que esteve em Aparecida em 1748, é mais provável que quem moldou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi Frei Agostinho de Jesus, com barro trazido de Santana do Parnaíba (SP).
Este barro foi queimado em forno próprio de cerâmica, mas a imagem ficou por longos anos nas águas do rio, o que acabou escurecendo a sua cor. “Sabemos que ela ficou por 28 anos próxima à chama das velas, assumindo a cor que tem hoje, uma cor de canela escura, a Nossa Mãe Negra, que tem a nossa identidade, dos negros e índios”, relata Tereza.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.