Nesta terça-feira (2), a Igreja celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor e comemora o Dia Mundial da Vida Consagrada.
A celebração eucarística das 9h no Santuário Nacional, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e celebrada com a presença dos religiosos e religiosas da Arquidiocese de Aparecida.
1/14
Celebrando também a Festa das Luzes, a Santa missa teve início na Capela das Velas, com a bênção das velas e procissão da equipe de liturgia e religiosos e religiosas, em direção à Basílica, com entrada pela Porta Santa. Acesse aqui para assistir a celebração.
Enaltecendo a importância do Batismo para os leigos e consagrados, o arcebispo indicou em sua homilia, 10 caminhos para viver a alegria do evangelho e do serviço a Deus e ao próximo:
✔ Vamos pedir a Maria e a José hoje, a graça da gente renovar a nossa consagração a Deus;
✔ Vamos pedir ao Menino Jesus, que é oferecido hoje no templo e lá apresentado, um coração de criança, lembrando o nosso batismo quando éramos crianças e, desde lá, luz do mundo;
✔ Vamos abrir nossos braços como Simeão, para abraçar Jesus e o Seu Reino e, assim, os religiosos e todos nós abraçamos Aquele que é a Luz do mundo;
✔ Que na vida religiosa e como batizados, sejamos encantados por Jesus e, por isso mesmo, nos coloquemos sempre a serviço do povo de Deus;
✔ Vamos renovar hoje a primazia de Deus, que é colocar Deus em primeiro lugar;
✔ Vamos renovar a regra suprema de todas as congregações: o Evangelho, que é lindo demais, mas também é um compromisso grande;
✔ Vamos renovar o nosso compromisso e consagração ao reino de Deus, que é o plano de Deus no aspecto político, econômico, espiritual;
✔ Vamos hoje fazer memória de nossos fundadores e sermos fiéis a eles;
✔ Vamos reavivar aquilo que o Papa sempre falou: “Que vocês irmãs, são mães de muitos filhos, e os religiosos, pais de uma grande família”;
✔ Vamos recordar que a vida religiosa marca por vivermos em comunidade, em sinodalidade, caminhando juntos. Que religiosos e batizados possam viver a cultura do cuidado de uns para com os outros, em um espírito de família.
Dom Orlando concluiu sua homilia lendo um trecho da oração do Papa Francisco para o mês de fevereiro, dedicada aos religiosos e consagrados.
“O que seria da Igreja sem as religiosas e as leigas consagradas? Não se pode compreender a Igreja sem elas.
Encorajo todas as consagradas a discernir e a escolher o que convém para a sua missão diante dos desafios do mundo em que vivemos.
Exorto-as a continuar trabalhando especialmente junto dos pobres, dos marginalizados, de todos os que estão escravizados pelos traficantes; peço-vos especificamente que atuem sobre estes problemas”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.