Santuário Nacional

Missa do Galo: Dom Orlando reza pelas crianças vítimas de inúmeros sofrimentos

Escrito por Redação A12

25 DEZ 2021 - 08H30 (Atualizada em 25 DEZ 2021 - 08H44)

Thiago Leon

A festividade do Natal no Santuário Nacional de Aparecida foi celebrada na presença de muitos devotos que visitaram a basílica para vivenciar a liturgia do nascimento do Deus Menino entre os dias 24 e 25 de dezembro.

Na véspera do Dia de Natal, dia 24, a missa das 20h, tradicionalmente conhecida como Missa do Galo, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes que deixou aos fiéis uma mensagem de esperança e fé. 

Como Maria "todos nós podemos pegar o Menino Jesus no colo", disse o arcebispo ao lembrar que o Natal é momento de aproximação com o mistério do nascimento de um Deus "que redimiu o nosso passado, reescreveu o nosso futuro e ilumina o nosso hoje, o nosso agora". 

"Deus Pai usa da nossa pequenez para fazer maravilhas, e Deus não se decepciona com a nossa pequenez e nossa fragilidade, pelo contrário Ele faz maravilhas se aceitamos ser pequenos e frágeis", reforçou Dom Orlando, ao falar o que realmente conta ao viver a espiritualidade do Natal, a espiritualidade cristã: "viver os pequenos gestos". 

Na celebração do Natal, o Menino Jesus nos convida a fazer o caminho de Belém, que se apresenta principalmente pela humildade, exemplificada a partir dos pastores, dos magos, de Simeão e do Menino Jesus, ou seja, de todos aqueles que nos trazem uma reflexão na liturgia destes dias.

Por fim, Dom Orlando fez um momento de oração lembrando diversas realidades pelas quais as crianças sofrem perdas em nosso país e ainda fez orações pelos pais, pela Igreja: 

"Nesta noite, olhando nos olhos do Menino Jesus, nós dizemos: console tantas crianças que perderam os avós, o pai e a mãe nesta pandemia. Menino Jesus, consola esses órfãos que são 14 mil no Brasil. Menino Jesus, quantas crianças vítimas da bala perdida; traga-nos a paz, Menino Jesus.

Menino Jesus, em muitos países do mundo tem a criança soldado, a criança com fuzil para matar. Menino Jesus, nos livre do abuso de crianças e do trabalho escravo. Menino Jesus, dê força para as crianças sem afeto, colo e presença dos pais.

E Menino Jesus, faça uma 'forcinha' para que a vacina das crianças do Brasil chegue o quanto antes; um grande presente de Natal, a saúde de nossos filhos, crianças e netos", exortou Dom Orlando. 

Thiago Leon
Thiago Leon
Crianças vestidas de anjo na Missa do Galo em Aparecida na noite de ontem (24)


Dom Orlando lembrou ainda os diversos movimentos e pastorais da Igreja que promovem a vida em abundância das crianças e sua espiritualidade. 

Aos casais, o arcebispo pediu abertura à vida e para terem mais filhos: 

"Menino Jesus, ajude nossos casais novos a aceitarem mais um filho. (...) Não deixamos nascer novas vidas e isso é um problema imenso para o futuro da humanidade. Menino Jesus, dá essa coragem e também todos nós, nossas leis, ajudarem os pais a terem novos filhos", rogou Dom Orlando. 

Vejas as fotos da noite de ontem (24): 

Reveja a celebração da Missa do Galo (24/12/2021): 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.