Neste 19 de outubro, recordamos o 6º ano de falecimento de Claudio Pastro. Foi ele o artista que marcou de forma radical a arte sacra cristã no cenário brasileiro, de modo especial através do Santuário Nacional de Aparecida, seu maior acervo reunido.
Leia Mais Claudio Pastro explica a mensagem sacra da Cúpula CentralConheça algumas das obras de Cláudio Pastro no Santuário de AparecidaEntrevista exclusiva com Cláudio Pastro é destaque o A12
Seu trabalho - fruto de uma carreira de 40 anos -, pode ser contemplado em igrejas, capelas e outros espaços ao redor do mundo. Traços sóbrios e elegantes foram uma marca registrada, em grande escala, no Santuário Nacional.
Além de inúmeros painéis, peças do espaço celebrativo e vasos sagrados, o artista reúne uma coleção de trabalhos literários no viés da arte sacra, sempre com a preocupação de oferecer conteúdo didático para o segmento, particularmente, no Brasil.
1/24
























Alguns fatos marcaram de forma ímpar sua brilhante carreira. No final da década 1990, foi convidado pelo Vaticano para executar uma das obras que marcaram a preparação para o Jubileu do Novo Milênio (2000). Outrossim, produziu os vasos sagrados utilizados em 2007 pelo Papa Bento XVI na missa de abertura da Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, assim como os utilizados pelo Papa Francisco em 2013, por ocasião de sua visita à Aparecida e participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.
Recordar essa data é uma maneira de agradecer o vasto legado, que marcou tão profundamente a produção artística sacra no cenário nacional. Muitos artistas sacros tiveram e têm em Pastro modelo de inspiração, não apenas na técnica artística, mas também pelo amor e entrega, como ele mesmo chamava: “Ministério”.
Fr. Carlos Henrique Mota de Pádua
Missionário Redentorista
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.