Um lugar rico de espiritualidade e história no território europeu fica localizado no principado das Astúrias, ao norte da Espanha.
A Caverna Sagrada de Covadonga é considerada um santuário e símbolo da resiliência histórica do povo espanhol.
Leia MaisProjeto do novo Santuário de Nazaré é apresentado em Belém (PA)Basílica de Nazaré em Belém (PA) entrega capelas restauradas O templo está associado aos primórdios da Reconquista, do esforço cristão para recuperar terras do domínio muçulmano, se tornando um local de peregrinação para os fiéis e um destino de pesquisa para os apaixonados por história. Covadonga é o lugar onde se iniciou a Reconquista da Península Ibérica a cargo do Rei Pelágio, considerado como um grande herói e líder do movimento.
Foi exatamente neste processo que Portugal, até então uma região da Espanha, surgiu primeiro como o Condado Portocalense, em 868 e, em 1143, como um reino independente liderado por Afonso Henriques, que combateu tanto os mouros quanto os espanhóis para obter a autonomia.
Em pouco tempo, portugueses e espanhóis fizeram um acordo de paz. As batalhas pela Reconquista continuaram. Lisboa, por exemplo, só foi tomada dos mouros em 1147.
Durante a Batalha de Covadonga em 718, Pelágio e seu pequeno grupo de lutadores fizeram uma resistência desafiadora contra as forças muçulmanas.
O rei e seus homens se esconderam na caverna e sobreviveram com mel encontrado nas fendas da rocha.
Em contraste, os relatos cristãos enfatizam a intervenção milagrosa da Virgem Maria, cuja proteção foi vista como a chave para sua improvável vitória.
Da batalha ao santuário
Após a vitória, o rei Alfonso I honrou a Virgem Maria construindo uma capela na caverna. Dedicado a Nossa Senhora de Covadonga (caverna de Nossa Senhora) — e carinhosamente chamada de La Santina — o santuário se tornou um local importante para os peregrinos cristãos.
A Caverna Sagrada também abrigou altares para São João Batista e Santo André, e foi confiada a monges beneditinos.
A estátua mariana original foi perdida em um incêndio em 1777, mas uma imagem de madeira da Virgem com o Menino do século XVI, doada pela Catedral de Oviedo, tomou seu lugar e permanece lá até hoje.
Restauração e legado
No século XIX, o bispo Dom Benito Sanz y Forés liderou esforços para restaurar a Caverna, o que ocasionou na construção de uma nova capela em estilo românico. O arquiteto Luis Menéndez Pidal projetou a estrutura atual, inaugurada em 1874. A estátua da Virgem desapareceu momentaneamente durante a Guerra Civil Espanhola e foi encontrada na embaixada da Espanha na França no ano de 1939.
A basílica é um edifício com duas altas torres que beiram a entrada principal. Em seu interior o templo abriga obras de grande valor, como uma tela de Madrazo. Na praça, está a estátua do Rei Pelágio. Em uma caverna, acessada por uma grande escada, está a imagem da Santina, a tumba do Rei Pelágio e a do rei Alfonso I.
Da gruta, surge uma catarata e aos pés desta uma fonte de sete orifícios. No altar, um painel de ouro representa a batalha de Covadonga.
Atualmente, são celebradas diversas missas durante a semana no Santuário, como também a oração do Santo Rosário, Adoração Eucarística, como também o devoto pode conhecer a história da devoção através do Museu e da Capela das Velas.
Confira nas imagens!
1/4
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.