Redação A12

Você sabe quem é o Santo Padroeiro dos políticos? Conheça!

São Thomas More foi um estadista de destaque e mártir no século XVI

Escrito por Letícia Dias

06 JUL 2023 - 15H08 (Atualizada em 21 JUN 2024 - 16H31)

Wikimedia
Leia MaisConfira os Santos que são devotos do Sagrado Coração3 histórias de santos para ensinar na catequese

São Thomas More nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 07 de fevereiro de 1478, e foi um estadista de destaque e mártir no século XVI.

De família nobre foi educado em latim e estudou filosofia na Universidade de Oxford.

Além disso, publicou diversos livros de filosofia e literatura. Sua obra mais popular é “Utopia”, de 1516 onde aponta uma sociedade ideal.

Em sua careira política, São Thomas desempenhou diversos cargos, como o de chanceler do rei Henrique VIII. E foi justamente com o rei que ele teve um conflito por ser defensor da fé e da moral católicas.

Thomas não concordou com a atitude de Henrique VII de deixar a Igreja Católica e se tornar o fundador da Igreja Anglicana. Na ocasião, preferiu renunciar ao cargo de chanceler como forma de protesto pela atitude do rei.

Martírio e canonização

Por não desejar mais reconhecer Henrique VII como seu rei e líder da Igreja da Inglaterra, Thomas foi preso e acusado de traição, no ano de 1534.

Já em 06 de julho de 1535 foi morto, por meio de degolação (sua cabeça foi cortada pelo pescoço). Em 1935, foi canonizado pelo Papa Pio XI.

Família e vida cristã

Thomas More foi casado e teve 4 filhos. Segundo um de seus biógrafos, ele não era apegado aos bens materiais, contudo, sempre celebrava as festas com dignidade e vestia-se com muita elegância.

Foi um homem de oração e quando esteve preso enviou uma carta para sua filha consolando-a, onde dizia:

“Está, pois, tranquila, minha filha, e não te preocupes comigo, seja o que for que me aconteça neste mundo.

Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que Ele quer, por pior que possa parecer-nos, é o que há de melhor para nós”.

movie_filter Dica de filme: Para Sempre Cinderela

Reprodução
Reprodução


São Thomas More é citado no filme de Andy Tennant, “Para Sempre Cinderela”, de 1998. Danielle (Drew Barrymore) se torna órfã e precisa vencer os muitos empecilhos colocados por sua madrasta para que herde o palácio do pai. Para isso, terá que contar com a ajuda de seus amigos, e será orientada pelos ideais igualitários da obra “Utopia”, de São Thomas More.

Auguste, dono do palácio e dos bens, dá à sua filha, Danielle, um exemplar do livro “Utopia”, de São Thomas More, obra cujo nome completo é “Sobre o melhor estado de uma república e sobre a nova ilha Utopia”.

A obra aborda temas relevantes para o contexto da baixa Idade Média, em que se passa a história, e é uma das referências na história da Literatura em Língua Inglesa, inspiração para várias correntes filosóficas e literárias posteriores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...