Por Redentoristas Em Redentoristas Atualizada em 30 AGO 2019 - 12H18

Catequese com Santo Afonso: Teologia Moral para o povo

Viver segundo a proposta do evangelho não é fácil. Nossos dias apresentam desafios cada vez mais complexos, para os quais não existem respostas prontas e acabadas.

Com a nova série do A12, vamos percorrer alguns temas importantes de nosso tempo e buscar em Santo Afonso, o fundador da Congregação Redentorista, autor da grande obra Teologia Moral, as luzes para o nosso discernimento cristão.

A apresentação é do missionário redentorista Padre Anísio Tavares. Assista o primeiro episódio: Teologia Moral para o povo.

:: Acesse A12.com/SantoAfonso


Ao longo da história, muitos intelectuais buscaram oferecer o seu ponto de vista e suas orientações, especialmente nos momentos de grandes
mudanças de época. Um deles, foi Santo Afonso Maria de Ligório, que viveu no século XVIII, no sul da Itália, mais precisamente no então Reino de Nápoles.

Proveniente de família nobre, Afonso teve excelente formação acadêmica, artística e cultural. Aos 16 anos conseguiu o título de advogado do direito civil e canônico, ficando cada vez mais famoso por suas brilhantes defesas no tribunal napolitano.

Ao se decepcionar com a corrupção do meio jurídico, o jovem advogado deixa os tribunais para consagrar a vida como padre. Dedicou-se totalmente à evangelização dos pobres que viviam nas periferias de Nápoles.

Indo para as montanhas em busca de descanso, encontra os cuidadores de cabras, que viviam no mais profundo abandono da Igreja. Afonso, inconformado, busca meios para levar o Evangelho àquela gente pobre de Deus e, portanto, pobre de tudo.

Ouvindo o chamado de Deus, fundou a Congregação Redentorista, a fim de levar a todos a o amor infinito de Deus, cuja misericórdia alcança todas as pessoas e a pessoa toda.

Afonso dedicou-se com esmero para formar bem seus missionários a partir de princípios morais que ajudassem o povo a crescer na vida cristã. Sua obra magna, a Teologia Moral, não estava voltada somente para os debates universitários e para o atendimento das confissões, como era costume naquela época. Sua preocupação era fazer com que o povo simples pudesse ter acesso a suas reflexões. Para isso, toda a densa reflexão esquemática da "teologia moral" tornou-se acessível a todos por meio de seus livros espirituais, pinturas e canções.

Santo Afonso não traz receitas prontas para os desafios que enfrentamos hoje, mas nos ensina a rever nossas atitudes a partir do profundo de nossa consciência. Ele nos ensina que não é a obediência cega a Leis e Normas que mudará nossas atitudes, mas sim os valores assimilados e assumidos em consciência.

A SÉRIE

A nova série do A12, 'Catequese com Santo Afonso', vai trazer luzes sobre os valores essenciais para vida em família, comunidade e sociedade. Gravada em São Paulo, a série de sete episódios vai lançar um novo vídeo a cada semana. 

Acompanhe! 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.