Por A12 Em Missionários

Grandes Missionários: Pe. Olívio Copetti

09_pe_olivio_copettiPe. Olívio Copetti nasceu a 06 de julho de 1928, em Camobi, distrito de Santa Maria (RS). Estudou em Roma onde se licenciou em Teologia Dogmática e em Teologia Moral na Academia Alfonsiana. Depois de exercer alguns serviços pastorais na Província de São Paulo, em 1974 foi transferido para Tietê (SP), como Missionário. Daí em diante sempre foi missionário da ativa!

Alto, forte, de aspecto físico bastante avantajado, tinha como hobby o trabalho braçal e manual. Nas horas vagas e dias de folga sempre era visto trabalhando na horta e no quintal. Ao longo de sua vida dedicou-se também ao trabalho de mecânica e eletrônica. Sempre consertando torneiras, chuveiros e encanamentos de nossas casas ou das casas paroquiais onde se hospedava, proporcionando-lhes excelentes benfeitorias. Aproveitando os conhecimentos eletrônicos do curso feito em Roma, durante muitos anos, foi revisor dos aparelhos eletrônicos de nossas igrejas e principalmente os alto-falantes de nossas Missões Populares. Dizem que a caixa de ferramentas, que conseguiu colecionar, nos últimos anos, faz inveja a qualquer profissional do ramo!

O mais importante é que Pe. Copetti tinha espírito um de liderança bem aguçado. Prova disso é que foi dele a coordenação da grande missão de Curitiba, em 1975, que ficou como o marco das missões populares redentoristas no Brasil. Ele também ajudou muito no processo de renovação das missões no Pós-Concílio.

O “Copetão”, assim familiarmente chamado, era homem de oração, muito simples, pobre e desprendido. Tranquilo, paciente e amigo de seus confrades, como coordenador das Missões estava sempre atento às diferenças, necessidades e limites de cada um.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Missionários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.