Por Pe. Inácio Medeiros, CSsR Em Notícias

Festa da Fé: Missões Redentoristas acontecem em Carangola (MG)

Levar todo o povo das paróquias missionadas a adesão fundamental e autêntica a Cristo e a sua Igreja.

Na região leste do estado de Minas Gerais, a 360 km da capital Belo Horizonte, está localizado o município de Carangola, com os seus 35 mil habitantes, que vivem basicamente da agricultura, da pecuária leiteira e dos serviços urbanos como o comércio e a construção civil.

A Igreja que está em Carangola, Diocese de Caratinga, MG também está organizada numa Rede de comunidades, especialmente agora com as Santas Missões. São 03 paróquias – Paróquia-Santuário de Santa Luzia; Paróquia Nossa Senhora Aparecida, criada a cerca de um mês, e Paróquia São Mateus, esta localizada no Distrito de Faria Lemos – organizadas em 36 comunidades eclesiais, algumas delas surgindo agora com a realização das Santas Missões Redentoristas.

Todas as comunidades estão sendo organizadas em Setores Missionários, cada um com a sua equipe de coordenação e animação missionária. Ao todo já foram criados 280 Setores Missionários, envolvendo uma média de aproximadamente 700 evangelizadores missionários.

Santas Missões Redentoristas em Carangola

Tempo de preparar o terreno

Desde o mês de maio, as irmãs Teresa Mendonça e Marcia Amorin, da Congregação das Missionárias de Cristo, sob a coordenação dos Pes. Ivair e Renato Savassa, da equipe missionária de São João da Boa Vista, encontram-se na cidade, trabalhando junto com os missionários leigos já despertados na setorização das paróquias, na convocação de animadores e na realização do levantamento sócio-religioso para que se possa conhecer bem a sua realidade eclesial e sócio-cultural.

Cada setor missionário tem a sua equipe de coordenação formada por um animador e seus auxiliares e são eles que realizam todos os trabalhos iniciais das missões.

De acordo com a Ir. Teresa Mendonça “os problemas iniciais encontrados são aqueles comuns a todas as comunidades e paróquias missionadas, especialmente por causa do corre-corre que a sociedade moderna impõe às pessoas”, mas isto não atrapalhou substancialmente a caminhada missionária das comunidades, e agora, com a visita dos missionários redentoristas a todas as comunidades, realizada entre os dias 3 e 6 de junho, a tendência é que “cresça a participação das pessoas e o envolvimento das famílias nas diversas atividades das Santas Missões”.

A partir do dia 6 de julho, com a Copa do Mundo caminhando para o encerramento, começou a segunda fase das missões que nós chamamos de Missão nas Famílias.

Esta etapa teve início com o Encontro de Formação dos Coordenadores e Auxiliares Missionários, realizado nas 03 paróquias, seguido da Celebração do Mandato Missionário concedido aos evangelizadores e do Envio dos Setores Missionários em toda área que esta sendo evangelizada.

A cada noite, a Palavra de Deus e a oração comunitária convocam as famílias a se engajarem na missão, despertando mais partilha, mais conhecimento, mais amizade e ajuda mútua.

Estes valores caracterizam uma verdadeira comunidade que vem da base, pois nela os cristãos vivem o seu dia a dia, e marcam todas as dimensões do seu viver com os verdadeiros valores do evangelho, trabalhando na transformação das estruturas e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Cada Setor Missionário já tendo preparado uma capelinha ou um pequeno andor com a imagem de Nossa Senhora, realiza com este sinal, a Missão da Visitação em todas as casas, apartamentos e condomínios.

Paróquias Missionadas:

Em Carangola:

 

Santas Missões Redentoristas em Carangola

 

01. Paróquia-Santuário Santa Luzia (Fundada em 1866)

Pároco: Pe. Jamir Pedro Sobrinho

Vigários: Pe. José de Souza Lucas e Pe. Valdir da Silva Soares

 

02. Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Fundada em abril de 2014)

Pároco: Pe. Willis de Oliveira

Santas Missões Redentoristas em Carangola

 No Distrito de Faria Lemos:

01. Paróquia: São Mateus (Fundada em 1928)

 

 

 

 Tempo Forte de Evangelização

Evangelizar, anunciando o fundamental da vida cristã, de forma intensa e explicita e celebrando as verdades da fé.

No mês de agosto, entre os dias 6 e 24, deverá ocorrer o Tempo Forte de Evangelização que envolverá uma equipe de 22 missionários, padres e irmãos. Nesta missão teremos também a presença dos 11 noviços que neste ano realizam um tempo especial de estudo e reflexão em Tietê, na Casa de Noviciado Santa Terezinha, para depois realizarem sua consagração a Deus, através da Profissão dos Votos Religiosos de pobreza, castidade e obediência.

Esta nova etapa da missão será marcada pela presença dos Missionários Redentoristas em todas as comunidades, pela visitação às escolas, pela presença missionária nos meios de comunicação e pelas celebrações que acontecerão de forma intensa e extraordinária.

Além disso, os doentes impossibilitados de frequentarem as comunidades também receberão uma atenção especial. O tempo das Santas Missões é o período do intenso anúncio da Palavra de Deus, a partir do kerigma missionário que já é tradição dos Missionários em seu labor evangelizador.

 

padre_inacio_medeiros_articulista

 

Pe. Inácio Medeiros, CSsR

Equipe de Comunicação Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, CSsR, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.