Por Equipe Missionária Em Notícias

Igreja, povo que vive e se organiza em comunidade

Animação Missionária em Inconfidentes, MG

 

Matriz de Inconfidentes - Missões Redentoristas

A paróquia de São Geraldo Majela localizada na cidade de Inconfidentes, integrante da Arquidiocese de Pouso Alegre, MG já começou a viver a graça de um Tempo Forte de Evangelização chamado de Animação Missionária.

Este trabalho pastoral-evangelizador é realizado pelos estudantes redentoristas da Província de São Paulo e da Vice-Província de Recife que, em São Paulo, estão cursando os estudos teológicos, último período de formação preparatório ao sacerdócio ou à vida religiosa consagrada. Na 3ª fase da Animação Missionária estudantes das outras etapas da formação, padres, religiosos, religiosas e leigos são também integrados a este trabalho.

A cada quatro anos é escolhida uma equipe de coordenação que assume os encaminhamentos do trabalho evangelizador que, a exemplo das Santas Missões também se desenvolve ao longo de várias fases consecutivas.

A atual equipe de coordenação é formada pelo Fr. André, Fr. Tiago Samuel, Fr. Daniel, Fr. Henrique, Ir. Alan e Ir. Miguel e são eles que encaminham a escolha da paróquia ou cidade a ser evangelizada, coordenando todos os trabalhos da Ação Evangelizadora.

Nos últimos anos diversos trabalhos missionários já foram realizados: 

2012: Paróquia Santa Branca, Santa Branca, SP

2013: Paróquia São Sebastião, Senador Amaral, MG

2014: Paróquia Jesus Cristo Libertador, Região Campo Grande, Campinas, SP

 

Matriz de Inconfidentes - Missões Redentoristas

O Pe. Antônio Brentegani que é o pároco da paróquia dedicada ao santo irmão redentorista ficou conhecendo este trabalho missionário através do Pe. Douglas, pároco da cidade de Senador Amaral, que já teve a Animação Missionária em sua paróquia no ano de 2013 e também através do noviço Jonas, que é filho desta terra.

A primeira visita dos coordenadores da Animação à paróquia aconteceu durante o período da Semana Santa deste ano e a comunidade paroquial agora já está preparando e encaminhando as primeiras iniciativas para este tempo de missão com grande expectativa e esperança.

A paróquia é formada por 11 Comunidades rurais e 03 Comunidades urbanas, onde se distribui uma população de aproximadamente 7.500 mil habitantes.

Apesar de ser uma paróquia bem tradicional, com um povo bem religioso, como acontece em todos os lugares, também enfrenta uma serie de desafios próprios da realidade atual como as situações de famílias desestruturadas, de uma Juventude que enfrenta vários problemas, mas, sobretudo, o comodismo de muitos cristãos que acabam se contentando em "assistir" os atos religiosos em certas ocasiões.

Por isso, as expectativas para o trabalho missionário que está sendo desenvolvido bem é grande, especialmente no sentido da animação do povo das diversas comunidades, resgatando e envolvendo as pessoas mais afastadas, buscando a sua conversão pastoral para que haja mais comunhão e participação.

 

Pe. Inácio Medeiros, CssR

Equipe de Comunicação

Santas Missões

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Equipe Missionária, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.