Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Missões Redentoristas: Como se organizam as equipes missionárias?

Desde 1897, quando ocorreu a primeira missão no Brasil, na cidade de Areias, no interior de São Paulo, os Missionários Redentoristas nunca mais pararam de evangelizar por meio das Santas Missões.

Atuando como um “reforço” para a pastoral local, formada pela paróquia e por suas comunidades, o trabalho realizado pelas Missões Redentoristas preocupa-se em “proclamar explícita e extraordinariamente a Boa Nova, exigindo uma decisão do homem diante de Cristo”.

Essa meta evangelizadora é realizada graças ao trabalho das equipes missionárias, que na Província de São Paulo estão organizadas a a partir de três casas: Araraquara, São João da Boa Vista e Tietê.

materia_missoes

Nesta semana que antecede o lançamento da página dedicada às Missões Redentoristas da Província de São Paulo, o A12.com preparou uma entrevista especial sobre o trabalho evangelizador realizado por essas equipes com o missionário redentorista padre Ivair Luiz da Silva, membro do Conselho Missionário.

Confira a entrevista: 

 

"...a proclamação da abundante redenção não é a apresentação de fórmulas de fé ou de códigos de moral; é um convite a uma relação pessoal com um Deus apaixonado, um Deus de amor que em troca deve ser amado". 

A12 - Qual a colaboração das Equipes Missionárias para a concretização do ideal da Copiosa Redenção?
Padre Ivair Silva -
Primeiramente, gostaria de mencionar que a razão de ser do redentorista é o anúncio missionário do Evangelho. Para esse fim formamos uma comunidade apostólica, lugar de experiência religiosa, de fraternidade e de missão. As nossas pregações partem desta grande verdade: “Pois de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não mandou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que por meio dele o mundo seja salvo” (Jo 3, 16-17). Assim, a proclamação da abundante redenção não é a apresentação de fórmulas de fé ou de códigos de moral; é um convite a uma relação pessoal com um Deus apaixonado, um Deus de amor que em troca deve ser amado. O ideal da redenção que procuramos colocar em prática na paróquia ou diocese é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo um processo de conversão, consolidando a nova maneira de organizar-se como Igreja. Ajudamos também a formar grupos de vivência cristã nos setores missionários, dando novo impulso missionário aos grupos já existentes, principalmente chamando a integrarem-se na comunidade os indiferentes e afastados, abandonados e marginalizados. Por isso, durante as missões procuramos acender em nossos ouvintes o fogo do amor divino. Usamos toda a criatividade e paixão à nossa disposição a fim de pregar Jesus Cristo Redentor numa linguagem que o povo, especialmente os pobres abandonados, é capaz de entender. Em outras palavras, procuramos levar as pessoas ao ponto crucial da vida cristã: o amor de Deus que é poderosamente revelado em Jesus Cristo. Por meio de Jesus o amor redentor do Pai atinge cada pessoa individual e comunitariamente. Através do Kerigma missionário, apresentamos o Projeto de Deus que é amor e que nos salva em Jesus Cristo, convidando a todos a um compromisso com Ele e um apelo à conversão na e para a comunidade. Um convite para a vida de comunhão e participação. Enfim, de ser Igreja e participar.

A12 - Atualmente, as equipes estão organizadas em três grupos. Como cada equipe funciona?
Padre Ivair Silva - 
Somos um corpo missionário. Trabalhamos em equipe. Estamos divididos em três casas missionárias, mas o nosso trabalho é sempre em conjunto. Temos um calendário comum, uma programação intensa para todo o ano. Temos nossas reuniões mensais, cada mês em uma casa missionária. Nesta equipe temos um Conselho Missionário, que tem a finalidade de coordenar o grupo. Temos também um grupo de Relações Públicas, cuja função é auxiliar o Conselho a programar o calendário do ano seguinte, favorecendo a eficiência do trabalho dos trabalhos missionários.

A12 - Ao todo, quantas missões uma equipe chega a coordenar por ano? 
Padre Ivair Silva - 
Isso depende do tamanho da cidade ou da paróquia a ser missionada. Chegamos a atender de 12 a 14 missões por ano. Quando a missão é realizada numa cidade média ou grande toda a equipe trabalha em conjunto, lembrando que nesse quadriênio temos 23 missionários destinados à pregação das Santas Missões Redentoristas. Nas cidades menores, acontecem até três missões simultâneas, com cada equipe designadas para as mesmas. 

Atuação das Equipes Missionárias

A12 - Na equipe, cada padre e irmã possui uma missão distinta?
Padre Ivair Silva - 
Graças a Deus somos um grupo dinâmico, unido, de pessoas de várias idades. Essa é uma das riquezas do grupo. Vamos aprendendo com os mais experientes. Temos ainda uma riqueza de dons colocados à serviço da missão. Assim procuramos evangelizar a partir do talento de cada um. Sem fugir, do tema e lema da missão: “Unidos em Cristo, para viver e crescer em comunidade”. Contudo, é bom destacar que trabalhamos em conjunto e a nossa missão é anunciar a Copiosa Redenção. Algumas irmãs missionárias que trabalham conosco tem a missão de organizar a paróquia em grupos ou setores missionários, ou seja, “redes de pequenas comunidades” para que o Evangelho atinja todas as famílias, inclusive os mais afastados.

A12 - Qual a importância do trabalho colegiado entre a equipe e a paróquia a ser missionada?
Padre Ivair Silva - 
O nosso projeto missionário é apresentado ao pároco logo que o mesmo solicita as Santas Missões Redentoristas. A missão deve ser “abraçada” pelo pároco e leigos locais. Não é um “fogo de palha”, pois a mesma exige continuidade, o que chamamos de missão permanente. Neste sentido, olhamos a realidade local, planejamos e, atentos aos desafios, traçamos metas. Num trabalho colegiado inexiste a decisão de somente um membro. Por isso, procuramos trabalhar em sintonia: missionários, pároco e leigos. Assim, a missão terá êxito e atingirá seus objetivos.

Atuação das Equipes Missionárias

A12 - Deixe uma mensagem às paróquias, padres e leigos que se interessarem pelo trabalho missionário das Missões Redentoristas?
Padre Ivair Silva - 
Caros párocos, o Documento de Aparecida constatou que não mais vivemos num mundo cristão e sim, num mundo plural. Assim sendo, a Igreja, pra cumprir o mandato de Cristo, “Ide e Evangelizai todos os povos”, precisa buscar novas formas de evangelização, indo ao encontro das pessoas fora dos espaços dos templos. Essa nova evangelização chama-se Missão. A CNBB deixou a cargo das dioceses a realização dessa Missão em suas áreas de atuação. Sendo assim, convido-os a conhecer o nosso trabalho missionário, objetivos e metodologia. Quem irá realizar? Nós, missionários Redentoristas, padres, irmãos consagrados e irmãs missionárias. Contudo, a responsabilidade é de todos os batizados que são chamados a evangelizar. Por isso a Missão envolve a todos. Como? Através de práticas missionárias específicas, vamos levar a sua paróquia a entrar em estado permanente de missão, através de visitas missionárias, formação de grupos ou setores missionários, dias de formação, envolvendo todos os setores da sociedade local. Metodologia? Uma formação que contemplarão os cinco níveis de Igreja: Família, setor missionário, comunidade, paróquia e diocese. O nosso tema e lema é: “Unidos em Cristo, com Maria para viver e crescer em comunidade”. Se você desejar nos conhecer melhor e o nosso trabalho, ou desejar realizar as Santas Missões Redentoristas, entre em contato conosco através dos endereços abaixo: 

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Equipe de São João da Boa Vista

Praça do Santuário, 11 – Bairro Perpétuo – CEP: 13870-240
São João da Boa Vista – SP
Fone: (19) 3633-5508 

IGREJA SANTA CRUZ
Equipe de Araraquara

Av. Osório, 172 - Centro - CEP 14801-308 - Araraquara-SP
Caixa Postal 84 - CEP 14801-970
Araraquara-SP
Fone: (16) 3303-4700

SANTUÁRIO SANTA TERESINHA
Equipe de Tietê

Rua dos Expedicionários, 133, Centro
CEP: 18530-000 – Tietê – SP
Fone: (15) 3285-4050

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...