Notícias

A presença da Congregação Redentorista na Ucrânia

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

03 MAR 2022 - 08H45 (Atualizada em 03 MAR 2022 - 09H39)

Reprodução

Na Ucrânia, país recentemente atacado dura e covardemente pela Rússia na tentativa de trazer o país de volta à sua esfera de domínio, a Congregação Redentorista se faz presente através da Província de Lviv, que é de rito greco-ortodoxo.

Essa província, no passado, justamente por causa do duro regime implantado no país quando era uma das repúblicas da União Soviética, deu à Igreja os que agora são conhecidos como Beatos Ucranianos – Nicolau, Basílio, Zenon e Ivan.

Reprodução
Reprodução


A vida de martírio dos Beatos Redentoristas Ucranianos teve origem com a violenta perseguição contra a Igreja Greco-Católica durante a Segunda Guerra Mundial e depois dela, durante a era do controle soviético antes da independência da Ucrânia, em 1991. Naqueles tristes dias, a Igreja ucraniana muito sofreu e muitos de seus membros foram presos em campos de concentração, tendo sido torturados e mortos milhares de fiéis, bispos, padres e leigos.

Os Missionários Redentoristas foram beatificados pelo papa João Paulo II, em Liew, no dia 17 de junho de 2001. Mais tarde, no dia 4 de novembro de 2001, seria beatificado Domingos Metódio Trčka, da República da Eslováquia, pais que também sofreu com a crueldade do regime imposto pela União Soviética.

Por outro lado, os Missionários Redentoristas também estão presentes na Rússia, tendo uma comunidade na gelada região da Sibéria e outra em Togliatti, cidade industrial mais próxima da Polônia. Além disso, a Congregação possui comunidades na república da Bielorrússia e no Cazaquistão, ambos os países desmembrados da antiga União Soviética.

Redentoristas da Ucrânia abrem suas casas e igrejas para acolher os refugiados da guerra

Reprodução
Reprodução


O Governo Geral da Congregação tem mantido frequentes contatos com os redentoristas que estão na Ucrânia, e também com as irmãs redentoristas que estão no país, através do padre Andriy Rak, que é o superior da Província. As notícias que chegam mostram que todos estão em segurança, permanecendo muito próximos às pessoas às quais servem, inclusive abrindo suas casas e igrejas para acolher os refugiados e foragidos da guerra.

Entre os refugiados estão crianças e idosos, dos quais muitos se abrigam num Convento Redentorista localizado na região Nordeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Bielorrússia.

A Congregação Redentorista de todos os países do mundo se une aos insistentes pedidos do Papa Francisco, rezando pela Ucrânia, pelas pessoas que estão perdendo suas casas e seus bens por causa dos bombardeios e para que a paz se restabeleça.

A situação da Ucrânia é muito instável e muda a cada hora. Por isso, sejamos solidários aos redentoristas ucranianos e a todo o povo daquele país com nossas preces, especialmente pedindo a intercessão de Nossa Senhora e dos mártires redentoristas ucranianos.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...