Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 27 NOV 2019 - 13H58

Ano especial recorda vida do Padre Pelágio Sauter, Apóstolo de Goiás

Reprodução.
Reprodução.

O dia 23 de novembro é lembrado pelos goianos como o aniversário de morte do Venerável Padre Pelágio Sauter. Na cidade de Trindade (GO), fica a Igreja do Santíssimo Redentor, onde estão os seus restos mortais. Lá se reúnem os devotos para a festa que tem como intenção o pedido por sua beatificação. Neste ano, a recordação é marcada pela abertura de um Ano Devocional dedicado ao missionário, que é considerado o Apóstolo de Goiás.

Padre Pelágio Sauter chegou ao Brasil em 1909, com a missão de evangelizar. Com o passar dos anos, fez história desbravando os sertões de Goiás, em um tempo difícil e remoto. Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. O Papa Francisco, em 2014, proclamou o missionário como Venerável, um título da Igreja que abre os caminhos para sua canonização.

ANO DEVOCIONAL – A decisão de realizar o Ano Devocional do Padre Pelágio foi tomada pelos redentoristas da Província de Goiás. O atual superior provincial dos redentoristas de Goiás, padre Robson de Oliveira, nomeou uma equipe para levar à frente uma programação, incluindo a abertura oficial, realizada neste dia 23 de novembro. “Queremos levar a mensagem e a devoção ao Padre Pelágio às paróquias e comunidades. Pelágio fez e continua fazendo milagres na vida das pessoas que invocam seu nome”, explica o religioso.

Diversas outras iniciativas estão previstas, e oportunamente serão divulgadas. Entre elas, a realização de um congresso missionário sobre a santidade, visitas às paróquias para divulgar a devoção, visitas a hospitais, divulgação de milagres e coleta de novos casos, transmissão de uma missa semanal na TV e de uma bênção aos enfermos através do rádio, diretamente da Igreja do Santíssimo Redentor. A solenidade de encerramento do Ano Devocional está marcada para 23 de novembro de 2019.

Reprodução.
Reprodução.
Em maio de 2018, foi lançado um filme que conta a trajetória do missionário.


HISTÓRIA
– Depois que Padre Pelágio Sauter veio da Alemanha para o Brasil, em 1909, nunca mais regressou à sua pátria. Viveu em Goiás por 47 anos, onde dedicou sua vida no cumprimento do apostolado. Percorreu centenas de comunidades, quase sempre a cavalo, tornando-se conhecido e estimado pelo povo. Entre suas predileções estavam os pobres e enfermos.

Atuou de forma intensa na cidade de Trindade, onde está localizado o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, que acolhe milhões de romeiros anualmente. Os romeiros, quando visitavam o Santuário, não voltavam para suas casas sem pedir também a bênção do padre Pelágio. Ele faleceu no dia 23 de novembro de 1961, na Santa Casa de Goiânia. Seu processo de beatificação foi aberto em 1998. 

Fonte: Província de Goiás.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...