Por Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R. Em Notícias

Com o Beato Pedro Donders no Suriname

Pedro Donders, nosso Beato Redentorista, é um grande exemplo de superação e coragem missionária. Saiu de sua terra para missionar em terras estrangeiras. Foi enviado ao Suriname, onde também pode realizar seu sonho de ser um Missionário Redentorista.

Nessas terras estrangeiras precisou se reinventar. Só não teve muitas dificuldades com a língua, pois o Suriname foi colonizado por seu país de origem, a Holanda. Mesmo assim, diante da diversidade cultural e religiosa, precisou aprender novos costumes e dialetos para poder se comunicar e, assim, evangelizar. Descobriu muitos dons dentro de si e os colocou à serviço da Missão. Aprendeu a tocar acordeom para se aproximar e ganhar a confiança dos indígenas.

Reprodução.
Reprodução.
Beato Pedro Donders é um missionário redentorista que deu sua vida pelo povo do Suriname.


Exerceu um apostolado com o coração de Jesus procurando curar as feridas, acalmar os corações e devolver a dignidade das pessoas. Entre os leprosos não temeu adoecer, mas se colocou entre eles se tornando amigo, cuidador e pai espiritual.

Donders, de aparência frágil, tornou-se a fortaleza daquela gente excluída e abandonada pela sociedade.

O Suriname conheceu os Redentoristas no ano de 1866, porém, 24 anos antes, conheceu Pedro Donders. Um ano depois de ser ordenado sacerdote, Donders pisou seu solo de Missão, em 1842. Foi aceito pelos Missionários Redentoristas e professou seu primeiros votos no ano de 1867. Por todo seu exemplo de vida e de Missão, o Beato Pedro Donders é inspiração para todo Missionário Redentorista que é desafiado pela Missão nas terras do Suriname. Ele nos ensina a ser Memória Viva do Redentor diante dos desafios culturais e religiosos, tão próprios desse solo missionário.

Em 20 de fevereiro de 2020 completamos 154 anos de Missão no Suriname e o desafio continua. Somos impulsionados pelo Espírito Santo que moveu Pedro Donders e que transparece em nosso Carisma e Espiritualidade para darmos continuidade à essa Missão tão nobre e desafiante que o Suriname nos apresenta. Muitos Redentoristas já doaram suas vidas por lá, outros estão doando nesse presente momento e muitos outros ainda doarão sua vida e missão por esse povo que nosso Beato Redentorista tanto amou.

O exemplo de Pedro Donders nos encoraja e nos desafia. O Redentorista precisa estar sempre pronto para as coisas mais difíceis. Então, que nosso Beato nos inspire para sermos seus continuadores no anúncio da Copiosa Redenção entre os povos dessa terra de Missão.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...