Por Redação A12 Em Redentoristas

Falece aos 90 anos, padre Beltrame, missionário redentorista

beltrami

Falece em Aparecida (SP), devido a uma parada cardíaca, o missionário redentorista padre José Garibaldi Beltrame (Waldemar Beltrame). Ele tinha 90 anos de idade e 69 anos de consagração religiosa, sendo 65 anos de sacerdócio. Atualmente residia no Convento do Santuário Nacional.

A missa de corpo presente foi celebrada às 16h00, do dia de seu falecimento, 14/11, no Santuário Nacional, seguida de seu sepultamento no Cemitério Santa Rita, em Aparecida.

Vida Religiosa

Natural de Santa Maria (RS), entrou para o Pré-Seminário em 1939, mas foi em 1941 que veio para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida.

Fez noviciado em 1946, em Pindamonhangaba (SP) e a Profissão Religiosa na C.Ss.R, em 1947.

Estudo Filosofia e Teologia no Seminário Santa Teresinha em Tietê (SP); Foi lá que fez a Profissão Perpétua. Ordenou-se sacerdote em 1951.

Atividades pastorais

Suas atividades missionárias e pastorais se iniciaram como professor no Seminário Menor de Pinheiro Marcado, no Rio Grande do Sul, e no Seminário São José, em Campinas, Goiás.

A partir de 1956, depois de fazer o segundo noviciado, dedicou-se à pregação das Missões Populares, nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Em 1965 e 1966, trabalhou no Serviço Social na Caritas da CNBB do Regional Sul III (SC e RS). De 1967 a 1970 foi pregador de Retiros para Religiosos na CRB Sul III. De 1970 a 1975 continuou pregando Retiros para Religiosos agora independente da CRB.

Em abril de 1976 passou a fazer parte em definitivo da Província de São Paulo. Aqui se dedicou ao trabalho pastoral em diversas frentes como em Igrejas e Paróquias; foi pregador de retiros, formador dos seminários e atuou no atendimento aos romeiros no Santuário Nacional de Aparecida. Ele integrava a Comunidade do Santuário quando Deus o chamou para si.

Padre Beltrame foi também Superior da Comunidade do Jardim Paulistano, em São Paulo.

Homem de grande espiritualidade e muito dedicado à oração. Preparava com esmero suas pregações e retiros, dando assistência a diversos grupos e movimentos de Igreja. Procurava sempre estar atualizado, através de leituras e cursos esporádicos. Seu hobby predileto foi a pintura.

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...