Por Thamara Gomes Em Notícias

Silêncio e oração: Retiro Vocacional é um convite para rezar a vocação

Compreender os planos de Deus e colocar-se à disposição para responder este chamado exige entrega, discernimento e oração. Entre os 07 e 09 de julho, na Vila Santo Afonso, em Guaratinguetá (SP), os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo vão acolher jovens e adultos que buscam o amadurecimento na fé em busca de uma decisão coerente sobre o futuro, principalmente sobre sua vocação.

:: O acompanhamento vocacional na Província de São Paulo

Estes vocacionados já estão no caminho de discernimento e recebem orientações constantes dos religiosos. Todos eles já estão inseridos na dinâmica de acompanhamento vocacional oferecida pelo Secretariado Vocacional Redentorista. Segundo o Pe. José Torres, Missionário Redentorista, o Retiro é bem diferente das outras atividades organizadas pela pastoral, como os encontros vocacionais.

“O Encontro Vocacional é um momento em que os jovens convidados se juntam para conhecer a espiritualidade e o carisma da Congregação Redentorista. Já o Retiro Vocacional tem outro tom: é um tempo prioritariamente oracional. Do início ao fim, o jovem será levado a um contato maior com Deus. A celebração da Eucaristia, os momentos oracionais, as músicas e o local do evento são preparados para que o participante experimente o tempo da Graça. E para isso, é muitíssimo importante o ambiente de silêncio. Não tem nada a ver com tristeza, pelo contrário, é o momento da alegria que nasce no coração de quem sabe silenciar para ouvir Deus. É daí que brota o chamado e a missão do vocacionado”.

Foto de: Padre Marcelo Magalhães

Inauguração Vila Santo Afonso - Casa das Pedrinhas_foto: Padre Marcelo Magalhães

Vila Santo Afonso, em Guaratinguetá (SP), acolherá o Retiro Vocacional.

 

O local escolhido para sediar o encontro é bem apropriado para os momentos de oração e reflexão. A Vila Santo Afonso, conhecida também como Casa da Pedrinha, fica no aconchego da Serra da Mantiqueira, lugar de natureza privilegiada. Uma propriedade antiga, mas que foi reformada recentemente justamente com a finalidade de acolher melhor os retiros. O espaço interior e exterior foi planejado para favorecer a oração, o descanso e a fraternidade entre irmãos. Ambiente ideal para rezar a vocação.

:: Casa centenária dos Missionários Redentoristas recebe reforma

Ao todo, 28 vocacionados confirmaram presença no encontro. A programação terá início na sexta-feira (07) à tarde. Às 14h, o grupo vai se descolar para a Vila Santo Afonso. O Retiro será orientado pelo Pe. Aloísio Mota, Missionário Redentorista.

“Como disse o Papa Francisco, “As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar frutos”. Ao favorecer aos jovens esse momento de aprofundamento oracional, estamos oferecendo a eles o essencial para o seu caminho de discernimento: o contato com Deus, que é a fonte de toda missão. Assim, ele entenderá qual o caminho que deverá seguir”, comentou Pe. José Torres.

:: Confira a agenda de encontros vocacionais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...