Notícias

Missionário Redentorista Pe. José Bertagna morre aos 85 anos

Padre Bertanha, como era conhecido, foi arquivista provincial ao longo de 14 anos; era um homem sereno, discreto, organizado e apaixonado por história

Escrito por Mário Pereira

03 OUT 2025 - 09H00

Província Nossa Senhora Aparecida

O Missionário Redentorista Pe. José Bertagna fez sua páscoa definitiva na madrugada desta sexta-feira, 3 de outubro, em São Paulo.

Em nota, a Província Nossa Senhora Aparecida informou que o sacerdote foi diagnosticado com câncer no fígado em março de 2025. Desde então, ele realizava tratamento no Hospital Samaritano, na capital paulista, onde veio a falecer.

O velório será realizado a partir das 10h30 desta sexta-feira, na Igreja Santa Teresinha, em Tietê. A missa de corpo presente será realizada na mesma igreja, às 15h30, seguida do sepultamento.

Biografia

José Bertagna nasceu no dia 24 de março de 1940, em Cerquilho (SP). Seus pais chamavam-se Ângelo Bertagna e Herminia Bette e tiveram 10 filhos. José Bertagna é o sétimo entre os irmãos.

Foi batizado no dia 25 de agosto do mesmo ano, e crismado no dia 10 de maio de 1944, na Igreja Matriz São José, em sua cidade natal. Ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, no ano de 1951, e permaneceu lá até 1958, cursando a primeira etapa dos estudos.

Luiz Oliveira/ A12 Luiz Oliveira/ A12 Padre Bertagna (ao centro) durante celebração no Santuário Nacional


Fez o noviciado em Pindamonhangaba (SP), no ano de 1959, e professou os Votos Religiosos temporários na Congregação do Santíssimo Redentor, no dia 2 de fevereiro de 1960, na Basílica Histórica de Aparecida. Cursou filosofia de 1960 a 1962, e quatro anos de teologia de 1963 a 1966, ambos os cursos no Seminário Santa Teresinha, em Tietê.

Perpetuou os Votos Religiosos na Congregação Redentorista, no dia 2 de fevereiro de 1963, na Igreja Santa Teresinha. Foi ordenado diácono no dia 31 de outubro de 1965, por Dom José Melhado Campos, bispo auxiliar de Sorocaba; e sacerdote no dia 27 de dezembro de 1965, pelas mãos de Dom José Carlos de Aguirre – bispo de Sorocaba, também na Igreja Santa Teresinha.

Pe. José Bertagna iniciou o seu apostolado missionário no atendimento aos romeiros, residindo na Comunidade Pe. Gebardo, em Aparecida, em 1967. Durante os anos de 1968 e 1969, residiu em Garça (SP), como vigário da Paróquia São Pedro. Retornou para a Comunidade Pe. Gebardo, atuando na Basílica Histórica, no atendimento aos romeiros de 1970 a 1974.

Fez o segundo noviciado preparando-se para as Santas Missões em 1975, na Comunidade do antigo Seminário São Geraldo, no Potim (SP). Atuou nas Santas Missões compondo a Equipe Missionária de Tietê, nos anos 1976 e 1977.

De 1978 a 1982, foi transferido para Aparecida, com a incumbência de atuar na Editora Santuário e nos finais de semana colaborar com a pastoral do Santuário, residindo na Comunidade Pe. Gebardo.

Entre 1983 e 1999, compôs a equipe de confessores do Santuário Nacional, e residiu na Comunidade do Convento Novo.

Pe. José Bertagna, homem sereno, discreto, organizado e apaixonado por história foi convidado a ser secretário e arquivista provincial, cargo que assumiu com zelo e competência entre 2000 e 2014. Nesse tempo, residiu na Comunidade do Jardim Paulistano e exerceu a função de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em São João da Boa Vista (SP), cooperou como vigário paroquial de 2015 a 2017. Em 2018, voltou para o Santuário Nacional, no acolhimento aos peregrinos. Foi transferido para a Comunidade Santa Cruz para ajudar na pastoral da Igreja e lá permaneceu de 2019 a 2021.

Mário Pereira/ A12 Mário Pereira/ A12 Padre Bertanha durante missa dos jubilares de vida religiosa, em fevereiro de 2025, no Santuário Nacional

Ele tinha um carinho imenso pela Comunidade de São João da Boa vista e pelos paroquianos. Por isso, voltou a residir nessa Comunidade, em 2022, e permaneceu até março de 2025, quando a sua saúde começou a dar sinais de que havia algum problema. Em São Paulo, deu início aos exames e foi diagnosticado câncer no fígado, e prosseguiu o seu tratamento no Hospital Samaritano. Não resistindo a doença, despediu-se deste mundo selando seus olhos para sempre na madrugada do dia 3 de outubro de 2025.

Deus agraciou esse seu servo que perseverou até o último dia na vocação, vivendo 85 anos de vida, 65 anos de consagração religiosa e 59 anos de sacerdócio.

Das mãos de Cristo, cremos que receberá o prêmio da vida eterna, “Comigo irá cear, o Pão da Vida ter quem até o fim fiel permanecer”!

“Que sua face, para a qual se apagou a luz deste mundo, seja para sempre iluminada pela verdadeira luz, que tem em ti a fonte inesgotável. Que tua face, que perscrutou as tuas vias para mostrá-las à Igreja, veja agora a face paterna”.

Que o Senhor da Vida, conceda-lhe o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine! Descanse na paz do teu Senhor! Amém.

Fonte: Secretaria da Província Nossa Senhora Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...