Notícias

Padre Vítor fortaleceu vocação do leigo na missão de Aparecida

Apostolado do leigo em Aparecida ganhou impulso com o Missionário Redentorista

Escrito por Elisangela Cavalheiro

23 ABR 2023 - 06H55 (Atualizada em 24 ABR 2023 - 15H53)

Padre Vítor Coelho de Almeida foi um grande incentivador do protagonismo dos leigos na missão e vocação de Aparecida desde o advento do Clube dos Sócios que hoje integra a grande Família dos Devotos.

Padre Vítor Coelho sempre dizia nos corredores da Rádio Aparecida e do Santuário que "quem ajuda a pregação tem merecimento de pregador".  E de fato, esse lema ganhou amplitude em sua fala ao incentivar os leigos a assumir a sua responsabilidade na grande obra evangelizadora da Igreja, a partir de Aparecida. Padre Vítor ofereceu aos leigos uma possibilidade de contribuir com a missão da Igreja exercendo assim o seu próprio protagonismo.

"O Clube dos Sócios, é talvez da parte dos leigos, o maior reforço que a Rádio Aparecida, recebe do apostolado leigo", disse o padre Vítor em um de seus programas. Hoje, podemos parafrasear o missionário dizendo que a Família dos Devotos é o maior reforço que o Santuário Nacional de Aparecida recebe do apostolado leigo.

:: Leia mais sobre a vida do Padre Vítor

:: Anúncio da Copiosa Redenção chega mais longe com a Família dos Devotos

Comissão do Patrimônio Histórico
Comissão do Patrimônio Histórico
Padre Vítor acolhendo romeiros na praça da Basílica Velha



Para padre Inácio Medeiros, diretor da Rádio Aparecida, a criação do Clube foi uma
atitude visionária do missionário numa época em que o leigo quase que "assistia" de maneira passiva a vida da Igreja.

"O padre Vítor fala desse protagonismo do leigo na evangelização e ele coloca como paradigma o Clube dos Sócios. Toda a importância do clube nós podemos sintetizar no lema da rádio 'Quem ajuda na pregação tem merecimento de pregador'. Ele falava também algo que pra nós é quase que sagrado, que o clube é a 'mão que sustenta o microfone com o qual a rádio evangeliza'. Então, ele evidenciava essa parceria ativa dos leigos na evangelização", reforça o diretor.

Padre Vítor "respirava" a rádio 

A Rádio Aparecida foi o lugar onde o padre Vítor Coelho de Almeida exerceu o seu ministério nos últimos anos de sua vida. A pregação nas ondas da rádio foi a grande ferramenta que ele utilizou para fazer chegar aos devotos de Nossa Senhora Aparecida a mensagem do Evangelho.

Podemos dizer que padre Vítor "respirava" a Rádio Aparecida, já que grande parte do seu dia era dedicada a esse trabalho, assinala padre Inácio. 

"Padre Vítor gastou cerca de 37 anos de sua vida no Santuário Nacional e na Rádio Aparecida. De sua vida podemos dizer que toda a sua pessoa se comunicava. Por exemplo, até quando ele ia para a praça da Basílica Velha para atender os romeiros, tirar fotos e acolhia aquele povo. Então, toda a pessoa dele se comunicava", finaliza. 

:: Saiba mais sobre a Vida e Ministério do Padre Vítor Coelho de Almeida em A12.com/padrevitor


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...