Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 14 OUT 2019 - 10H31

Razões para não esquecer o tema da Festa da Padroeira de 2019

A Festa da Padroeira de 2019 trouxe um tema que levantou reflexões, esclareceu realidades, mas principalmente, buscou ajudar os brasileiros devotos da Mãe Aparecida a tomar consciência sobre as questões que afligem a região pan-amazônica. E, mais do que isso, com o tema “Com Maria: escolhidos e enviados em missão!”, a Mãe Aparecida alertou seus devotos que cada um possui uma missão e ninguém deve passar indiferente a ela.

Reprodução
Reprodução


Cada um, a seu modo, pode e deve encontrar as suas razões para que o tema deste ano não passe e seja esquecido. Aqui, vamos elencar algumas razões ditas pelos Missionários Redentoristas ao longo da Novena e Festa deste ano. Eles, que são os guardiões da Padroeira do Brasil desde 1894, têm como carisma a missão, o ir, o sair ao encontro dos que mais precisam. Eles nos alertam, em nome da Mãe Aparecida e de seu Filho Jesus, a assumirmos a nossa tarefa diante do que nos foi pedido.

Conhecer para entender

No primeiro dia da Novena, padre Roque Alves Silva disse que Maria pergunta sobre sua missão para compreender e aceitá-la, para responder positivamente ao apelo de Deus. Perguntar é necessário. "Precisamos fazer perguntas significativas, que provoquem mudanças importantes", disse o missionário.

Escutar

Maria é missionária. Ela aceitou sua missão e ela pode nos ajudar a escutar os clamores do povo. Segundo padre Ulysses da Silva, no terceiro dia da Novena, a primeira atitude do missionário é a da escuta atenta e amorosa. Quem se disponibiliza para ouvir o outro tem uma atitude de amor e solicitude. Logo, é o primeiro passo que precisa dar para poder ajudar. O redentorista alerta que podemos ser surdos, insensíveis, indiferentes, ou então ser como Nossa Senhora e estar atentos, não apenas para ouvir, mas para abrir as mãos e ir ao encontro.

Compaixão

No passar dos dias, a Novena foi aprofundando o nosso compromisso. Quando chegou no quinto dia, padre João Batista de Almeida já enfatizou qual é a nossa missão primordial: socorrer os feridos em sua dignidade. O missionário disse que o Papa Francisco pede que sintamos compaixão de tudo aquilo que Deus colocou na Amazônia, principalmente dos milhões de pessoas que lá vivem. Disse também que compaixão significa nos deixar tocar pelo sentimento que nos provoca uma ação. "A compaixão faz ir ao encontro do irmão", disse.

Cristãos verdadeiros

"O mundo precisa de cristãos verdadeiros". Essa foi uma das falas do padre Marlos Aurélio, superior provincial dos Redentoristas da Província de São Paulo. Com sua palavra no nono e último dia da Novena, o missionário quis dizer que a caminhada com Maria deve nos despertar para um comprometimento sério e inequívoco de nossa missão. Segundo padre Marlos, os cristãos devem assumir sua vocação não por uma temporada ou por mero devocionismo, mas uma fé comprometida, uma fé que nos faça missionários, uma fé que nos torne uma Igreja em saída. Saída de si mesmo, de tudo o que nos divide ou nos separa da Igreja, do que ela nos fala no tempo presente.


:: Veja todas as homilias dos missionários redentoristas e outras razões para você animar sua fé em A12.com/padroeira 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...