A todo instante, presenciamos momentos e atitudes que nos deixam desestabilizados, amedrontados e até sem esperança. Não é fácil, e torna-se até mesmo escandaloso não compactuar com ideias que são empregadas como se fossem garantidoras de dignidade.
Este é um tempo que provoca a Igreja a sair das sacristias existenciais e geográficas para ir ao encontro dos mais empobrecidos, a fim de garantir-lhes voz em meio a tantos ruídos pífios.
Nós, Missionários Redentoristas, somos impelidos a vestir a camisa da esperança em favor dos mais frágeis, aqueles que foram denominados pelo 25º Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor como “feridos da sociedade”, dando respostas concretas, que acalentam e que descortinam a cegueira da desesperança, concedendo uma visão límpida aos nossos destinatários, que são os parceiros da missão.
É isso que consta em nossa Constituição nº 20: “Os Redentoristas são fortes na Fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração (...) seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção”.
A esperança que nós, Redentoristas, devemos estar imbuídos não é uma esperança de espera, mas de transformação, que concede vida em meio à morte que assombra.
Mais do que nunca, as pessoas estão desanimadas, exaustas, cansadas de tanta espera. Outrora disse Paulo Freire: “Quem espera na pura espera, vive um tempo de espera vã”. Assim, não devemos nos omitir; temos de nos lançar em favor daqueles aos quais fomos chamados a servir: os mais pobres e abandonados, segundo o projeto de nosso Pai Fundador Afonso de Ligório, a fim de não deixar os nossos abandonados e desprezados.
:: 10 curiosidades sobre a vida de Santo Afonso de Ligório
Que todos sejamos repletos de esperança e que ela nos ajude a ter motivos concretos e impulsionadores para podermos comprovar, um dia, que a palavra de Jesus Cristo foi posta em prática, transformando-se em vida: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10,10).
A presença dos Missionários Redentoristas no Líbano
Redentoristas atuam no Líbano com fé e serviço, apoiando pobres e migrantes em meio à guerra, crise econômica e desafios sociais. Clique e saiba mais!
Igreja acolhe novos diáconos redentoristas em Belo Horizonte
Diáconos foram ordenados por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB, no Santuário São José, localizado no coração de Belo Horizonte (MG). Confira!
Santo Afonso: 17º Doutor da Igreja e defensor da fé cristã
Fundador da Congregação Redentorista foi declarado Doutor da Igreja em 1871 por Pio IX, reconhecendo suas obras e defesa da fé, apenas 84 anos após sua morte
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.