Notícias

São Geraldo, o padroeiro dos alfaiates

Este santo irmão redentorista é considerado o Padroeiro dos Alfaiates por ter desempenhado essa profissão

Escrito por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

10 SET 2019 - 07H50 (Atualizada em 25 OUT 2023 - 18H55)

Shutterstock

Uma das características fortes de São Geraldo foi sua dedicação ao trabalho. Nunca fugiu de nenhuma atividade, mesmo que esta fosse penosa e sacrificante. Este santo irmão redentorista é considerado o Padroeiro dos Alfaiates, por exercer essa profissão. 

Em tudo o que fazia, São Geraldo procurava realizar a vontade de Deus. Dizia ele:

“Não te submetas a teus gostos ou aos do mundo. Basta ter só Deus presente, e estar sempre nele, em tudo o que fazes. Na verdade, tudo o que se faz unicamente por amor de Deus, tudo é oração”.

São Geraldo começou a trabalhar muito novo, já que seu  pai faleceu quando ele tinha apenas doze anos de idade. Era o filho mais velho e se tornou o único homem da casa. Devido à necessidade da família, sua mãe, dona Benedita Galeta, o enviou à alfaiataria do senhor Martin Pannuto, dando continuidade à profissão de seu pai, o senhor Domingos Majela.

Nada foi fácil para São Geraldo. Na alfaiataria que trabalhava, ele foi muito maltratado pelo sócio do senhor Pannuto, considerado instrutor dos aprendizes. Sua bondade e sua simplicidade eram vistas como estupidez e incompetência.

No livro "São Geraldo Majela", o padre Braz Delfino relata: “Para começar, as zombarias e insultos, depois vieram os puxões de orelhas, reguadas nos braços e nas costas, tapas no rosto e pontapés”.

Leia MaisVocê conhece o significado do nome de São Geraldo?São Geraldo é o santo das Mães e das GestantesSemelhanças entre os santos redentoristas Geraldo e ClementeSão Geraldo suportava tudo isso com paciência, oferecendo a Deus seus sofrimentos. Trabalhou nesta alfaiataria por quatro anos, depois disso montou a sua própria alfaiataria na casa de sua mãe.

O negócio prosperou, mas não ajuntou dinheiro, pois do que recebia tirava o necessário para sua mãe e suas irmãs e o restante dava para os pobres.

Milagre na alfaiataria

Certa vez, um pobre, da roça, chegou à sua alfaiataria, levando um pano muito simples pedindo-lhe para fazer uma calça. Depois de fazer as devidas medidas, percebeu que o pano era curto, não daria para vestir, nem mesmo uma criança. Então, São Geraldo disse-lhe:

“Seu pano é muito pouco, meu amigo, mas com a ajuda de Deus, vamos ver o que se pode fazer”.

Reprodução.
Reprodução.
Ilustração de São Geraldo com sua mãe e irmã em sua alfaiataria


Silenciosamente, São Geraldo fez uma breve prece. Depois, estendeu o pano sobre a mesa e enquanto corria as mãos sobre o tecido, dizia: “Com a ajuda de Deus e de seu santo padroeiro, hei de fazer-lhe uma boa calça”.

A veste ficou sob medida e ainda sobraram alguns retalhos para as bermudas dos pequerruchos do pobre camponês.

O dia do alfaiate é comemorado sempre no dia 06 de setembro. Que São Geraldo interceda por todos os que exercem essa profissão, e que aprendamos com ele a sermos caridosos com todos, mas de modo especial, com os mais necessitados.

Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.
Reitor da Basílica de São Geraldo em Curvelo/MG

Quer conhecer mais histórias de São Geraldo? Acesse A12.com/SaoGeraldo

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...