Por Mauro Carvalho dos Santos Em Obras Sociais

Capacitação dos Colaboradores das Obras Sociais Redentoristas

 

destaque_19

Capacitação dos Colaboradores das Obras Sociais Redentoristas

Reconhecendo a necessidade de investir no processo de capacitação continuada dos colaboradores que atuam nas Obras Sociais, nos dias 23, 24, e 25 de junho estiveram reunidos em Aparecida SP, quarenta e quatro profissionais entre assistentes sociais, psicólogos, superiores religiosos, coordenadores e administrativos, para ricos momentos de reflexão sobre a prática profissional à luz do Carisma Redentorista.

Atualmente as Obras Sociais Redentoristas contam com oito Centros de Assistência Social, mais conhecido como CAS, localizados no estado de São Paulo e Minas Gerais, e tem como diretor o Missionário Redentorista Irmão Mario André de Oliveira.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela presença do Padre Provincial Rogério Gomes/ CSSR que refletiu com o grupo o tema “Espiritualidade Redentorista nos Projetos Sociais” fazendo menção do grande legado deixado por Santo Afonso Maria de Ligório: “evangelizar os mais pobres e abandonados, aqueles esquecidos até pela igreja...”

Contamos também com a presença do Missionário Redentorista Padre Jadir Teixeira da Silva que fez um histórico de toda a trajetória do trabalho social na CSSR (2002-2015) lembrando as diversas mudanças pelas quais passamos atendendo as exigências governamentais, os avanços nesta trajetória com práticas comprometidas, mudanças significativas de acordo com a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social, SUAS - Sistema Único de Assistência Social, PNAS - Política Nacional de Assistência Social e demais legislações.

O segundo dia do encontro foi de intenso estudo direcionado a Metodologia do Trabalho Social. E no encerramento contamos com a presença de profissionais da TAFER Assessoria Jurídica SP e uma profissional de Recursos Humanos da sede da CSSR para orientações trabalhistas.

Enfim, são investimentos na formação profissional para práticas conscientes, pois, as demandas e exigências requerem rearranjo de competências técnicas, políticas e operacionais. O grande desafio é desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras.

Este foi o 1º Encontro de Capacitação do ano de 2015. Outros encontros teremos, buscando sempre “dar o melhor de nós aos que mais necessitam”, como nos lembra Madre Teresa de Calcutá:

Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca foi entre você e os outros.” 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mauro Carvalho dos Santos, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.