Por Daiana Roberta Em Obras Sociais

Adolescentes do Projeto Semear Exercitam o Espírito Solidário

Obra - Adolescentes Exercitam SolidariedadeAdolescentes do Projeto SEMEAR exercitam o espírito solidário em visita ao Lar Vicentino São José em São João da Boa Vista – SP neste dia 09 de setembro de 2014.

A entidade abriga 35 idosos de ambos os sexos que recebem além da moradia, alimentação, auxílio médico, atendimento terapêutico com assistente social, psicologia e enfermagem. Os moradores que recebem aposentadoria ajudam com a uma parte do pagamento, mas é insuficiente. O Lar conta com as doações de pessoas físicas e jurídicas da cidade. A Prefeitura Municipal também destina uma verba para pagamento dos funcionários.

O objetivo desta visita foi despertar o sentimento de altruísmo nos adolescentes, respeito com as histórias de vida e troca de vivências.

Foi um momento rico de conhecimento para os adolescentes que se envolveram e interagiram com os idosos através de uma roda de conversa. Diversos assuntos foram abordados e os adolescentes tiveram a oportunidade de perguntar como as coisas eram antigamente, o que mudou de lá para cá, a opinião deles a respeito das mudanças e das tecnologias atuais, a questão da política no país, o voto, as tradições e culturas do passado, entre outros. Com isso, tiveram a possibilidade de relacionar os relatos dos idosos com os dias de hoje e, a partir disso, opinar sobre o que mudou para melhor ou para pior em nossas vidas.

A visita também proporcionou uma visão diferente a respeito dos lares de acolhimento. Ao contrário do que muitos pensam, existem pessoas que estão institucionalizadas por opção própria. Pudemos verificar isso através de relatos de alguns idosos.

Ao final da visita foram entregues lembrancinhas confeccionadas pelos próprios adolescentes, que se dispuseram a entrega-las demonstrando uma atitude amorosa com os idosos e prometendo retornar.

A experiência foi gratificante tanto para os adolescentes quanto para os idosos.

O CAS Perpétuo Socorro agradece o carinho e a atenção recebida durante visita dos jovens.

Daiana Roberta

Coordenadora do CAS

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Daiana Roberta, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.