Por Redentoristas Em Obras Sociais Atualizada em 01 ABR 2019 - 09H51

Centro de Assistência Social Santo Afonso – CASSA




Centro de Assistência Social Santo Afonso – CASSA

Está localizado no Parque Peruche - Distrito da Casa Verde, desde 2007.

A cidade de São Paulo, especificamente o bairro Parque Peruche, onde o CAS Santo Afonso desenvolve suas atividades, é marcada por uma realidade de exclusão e segregação em diferentes níveis e escalas, dos vários territórios que a compõem. A população predominante no território é 80% de afrodescendentes e 60% bolivianos, que migraram de outros bairros colonizados por estrangeiros. Apresentam pouca qualificação profissional e 83% trabalham em subempregos (auxiliar de pedreiro, manicure, assistente de cabeleireiro, faxineira) na informalidade, e a renda per capita  é de 1/4 do salário mínimo.

No que tange à escolaridade, 75% do público alvo atendido no CAS possui ensino fundamental (em curso ou concluído), 24% atingiram o ensino médio e 1%  possui ensino superior (em curso).

Existe uma predominância de famílias monoparentais femininas – (cerca de 55%), decorrente da separação conjugal, falecimentos vítimas da violência urbana ou paternidades não reconhecidas. Algumas famílias ainda possuem relacionamento familiar com vários conflitos, decorrentes de demandas como: desemprego, dependência química de álcool e drogas, violência doméstica.

A região é altamente povoada, fixa, sem grandes migrações e se caracteriza pelo comprometimento nas várias dimensões da qualidade de vida no que tange a condição socioeconômica (classe média e baixa), intelectual (nível de escolaridade é baixo, com médio índice de analfabetismo), profissional (desemprego/ ausência de vínculos empregatícios formais, falta de qualificação) e habitacional (casa cedida, terrenos invadidos, cortiços e barracões em quintal coletivo).

O bairro do Parque Peruche – Distrito Casa Verde apresenta ainda um perfil de violência associado ao narcotráfico, à falta de espaço de lazer para as crianças e adolescentes, que são atraídas pelos inúmeros ambientes insalubres – bares e bailes funk, o que reforça a necessidade da existência do projeto, na medida em que gera novas competências e aptidões, ampliando o universo de seus projetos de vida.

Os recursos públicos e equipamentos de apoio social são de fácil acesso à população local, que conta com transporte urbano, balneário, UBS – Unidade Básica de Saúde, Distrito Policial e escolas de ensino fundamental e médio, CEIs e EMEIs. Entretanto, observamos uma demanda reprimida pela falta de vagas/recursos nos equipamentos e falta de espaços para lazer e recreação.

Assim, o Centro de Assistência Social Santo Afonso, com vistas à prevenção de ocorrências de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, implantou seus programas.

Programas desenvolvidos: 

  • Semear
  • SOS Família

Rua Antônio Cavazzam, 703 – Parque Peruche – São Paulo – SP
CEP: 02.534-001 Fone: (11) 3858-6323
cas.admstoafonso@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.