Por Redentoristas Em Obras Sociais Atualizada em 11 AGO 2020 - 11H16

Centro de Assistência Social São Clemente – CASSC

Arquivo
Arquivo


Centro de Assistência Social São Clemente – CASSC

Iniciou em 2007 no distrito da Cidade Tiradentes – região leste de São Paulo.

Considerando a situação de vulnerabilidade e risco a que estão submetidas parcelas consideráveis de crianças, jovens e suas famílias, foi que, no ano de 2007, a CSsR – SP 2300 implantou o Projeto São Clemente, com atendimento inicial a 20 famílias em situação de exclusão social, no distrito de Cidade Tiradentes/São Paulo, que de acordo com o Censo 2010, possui uma população aproximada de 220 mil habitantes num único distrito. A alta concentração populacional - 16.309,67 hab./Km2 – é acrescida de uma das maiores taxas de crescimento da cidade e de graves problemas sociais. Esta população contabiliza um total de 52.875 famílias residentes no território abrangido pela subprefeitura, onde 8.064 destas encontram-se em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade.

A identidade dos moradores de Cidade Tiradentes está diretamente ligada ao processo de constituição do bairro, feita sem um planejamento pré-estabelecido, que levasse em conta as necessidades básicas da população. Muitas pessoas vieram para a Cidade Tiradentes em busca da realização do sonho da casa própria, embora boa parte tenha se deslocado a contragosto, na ausência de outra opção de moradia. O fato de não terem encontrado no local uma infraestrutura adequada às suas necessidades e também pela região oferecer escassas oportunidades de trabalho, fez com que passassem a ter Cidade Tiradentes como bairro dormitório e de passagem, não de destino.

Considerando a situação de vulnerabilidade na qual a população referenciada está exposta e os riscos decorrentes da pobreza, desemprego, baixa escolaridade, fragilização de vínculos e outras formas de violação de direitos, fazem-se necessárias ações que ampliem a visão crítica acerca de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, resignificando pensamentos e, principalmente, ressaltando potencialidades para que estes demonstrem habilidades, perspectivas de vida e disposição para a mudança.

Com vistas à prevenção de ocorrências de situações de risco social e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o CAS São Clemente implantou seus programas e atende, atualmente, 120 famílias, o que corresponde a cerca de 155 pessoas atendidas diretamente por mês.

Programas desenvolvidos:

  • SOS Família
  • Semear


Endereço: Rua Esteban Araciel, 87 A - Parque dos Bancários - São Paulo - SP.
Telefone: (11) 2727-6643 / (11) 2728-1963.
E-mail: cas.saoclemente@cascssr.com.br

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.