Por Redentoristas Em Obras Sociais Atualizada em 25 OUT 2018 - 17H10

Centro de Assistência Social São Geraldo – CASSG

cas_sao_geraldo_potim

Centro de Assistência Social São Geraldo – CASSG

Inaugurado em 17 de Dezembro de 2007

O Centro de Assistência Social São Geraldo é uma unidade de prestação de serviço da Congregação do Santíssimo Redentor, localizado no município de Potim/SP. Segundo dados do IBGE, de 2015, Potim têm 22.057/habitantes, sendo uma cidade de pequeno porte, que apresenta uma área territorial (urbana e rural) de 44,47 Km2, densidade demográfica de 447,47 habitantes/km2 e taxa geométrica de crescimento anual da população 0,71%. O saldo migratório anual é de 422 pessoas ao ano, mas esse número cresceu em decorrência do presídio instalado em 2002 no município, para onde as famílias dos detentos se mudam por tempo indeterminado.

O turismo religioso e intenso comércio regional atraem as famílias, que se instalam na cidade em busca do trabalho formal e informal, valendo-se da facilidade de locação de imóveis, mais acessíveis no município de Potim. Neste contexto, a cidade não conta com a devida estrutura para o aumento de demandas e vulnerabilidades, havendo necessidade de implantar políticas públicas, estruturar serviços já existentes e aperfeiçoar as ações e atendimentos de proteção social.

Neste contexto, nasceu o CAS São Geraldo, inaugurado em 17 de dezembro de 2007, a princípio como Projeto São Geraldo, visando atender 60 crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, sendo 30 por período, no contraturno escolar. Em 15 de Agosto de 2012, o CAS inaugurou seu novo espaço, que possibilitou a ampliação do atendimento com a implantação de novos programas, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da família em sua totalidade, considerando todos os ciclos de vida e as situações de vulnerabilidade social e/ou econômica.

Proporcionando a convivência, a socialização e o acolhimento de seus membros, respeitando cada faixa etária, com suas demandas e interesses, buscando prevenir riscos sociais, desenvolvendo o pensar e agir coletivo, através do resgate da identidade cultural, objetivando a autonomia, inserção social, ampliação da resiliência aos conflitos, estimulando a participação, equidade, protagonismo, emancipação, inclusão e conquista de cidadania, atualmente são atendidos aproximadamente 500 usuários, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, por meio dos programas que desenvolve.

Programas desenvolvidos: 

  • SOS Família
  • Semear
  • Inclusão Jovem
  • Vida Ativa

Rua Professor Lindolfo Gomes, 435 – Chácara Tropical – Potim – SP
CEP: 12.525-000  Fones(12) 3112-3157
cas.sgsp2300@gmail.com
contato.cassgsp2300@gmail.com

11 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.