Por Obras Sociais Redentoristas Em Obras Sociais Atualizada em 25 OUT 2018 - 10H23

Programa Inclusão Jovem


O Programa Inclusão Jovem visa atender o adolescente, mantendo atenção à família, no fortalecimento da convivência familiar e comunitária contribuindo no retorno ou permanência escolar, participação cidadã e na sua formação, pessoal e profissional.

As atividades são abordadas através de questões relevantes sobre a juventude, proporcionando a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem, buscando desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e inclusão digital de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer.

As intervenções buscam valorizar a pluralidade e singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizar para os desafios da realidade socioeconômica, política, cultural e ambiental, criando oportunidades de acesso a direitos e na prevenção de situações de risco social. Nesse sentido, o serviço conjuga ações socioeducativas voltadas ao autoconhecimento dos jovens e ao reconhecimento do contexto em que estão inseridos, possibilitando experimentações quanto ao ser, conviver, aprender, fazer e participar, estimulando-os a que assumam papéis proativos na construção de sua própria história e de uma história coletiva.

Trabalho social disponibilizado:

Acolhida;

Articulação com a comunidade e a rede de serviços existentes;

Atendimentos as necessidades imediatas com encaminhamentos, orientações, documentação;

Atendimentos domiciliares, tendo as visitas como instrumento de conhecimento das famílias, com intuito de estabelecer uma aproximação ao seu cotidiano, conhecer o modo de vida e suas condições de sobrevivência, acompanhar e intervir em casos de risco social;

Atividades socializantes e lúdicas voltadas ao desenvolvimento das relações, distrações e habilidades para a vida familiar, comunitária e social;Encontros socioeducativos.

Entrevistas individuais, momento de avaliar a participação no programa;

Espaço de disponibilidade para escuta e o gerenciamento de situações específicas;

Grupos de orientação psicossocial.

Oficinas de: artesanato, inclusão digital, atividade física, teatro, apoio pedagógico, beleza, culinária, dança, música.

PÚBLICO ALVO

Adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 17 anos e11 meses.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Obras Sociais Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.