Consiste no serviço especializado de apoio psicossocial, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, de espaço de escuta, construção de identidade e integração com a comunidade. Através de acompanhamento socioeducativo e atividades que identifiquem as potencialidades de todos os participantes de modo a contribuir para sua emancipação e inclusão social. A família é acompanhada por um período de 12 meses podendo ser prorrogado mediante avaliação da equipe técnica. São atendidas famílias em situação de vulnerabilidades e riscos sociais e pessoais. Proporcionando espaço de acolhida, de resgate e construção da autoestima, de reconhecimento e transformação da realidade, de educação e principalmente da prática e valorização da espiritualidade.
Principais atividades:
Acolhida e escuta qualificada- garantindo atendimento com respeito e dignidade aos procuram os serviços dos CAS ( Centro de Assistência Social);
Acompanhamento psicossocial- Equipe Técnica capacitada à disposição dos beneficiários;
Orientação espiritual – no sentido de potencializar os valores religiosos, éticos e morais relacionados à vida cotidiana sem distinção de raça, cor, credo e etnia.
Articulação com a rede de serviços socioassistenciais e serviços privados- para que a família possa ser atendida em sua totalidade com recursos que vão além dos limites dos CAS como, por exemplo: serviços na área da educação e saúde;
Atendimento das necessidades imediatas com orientações, encaminhamentos e aquisições de 2ª via de documentos, alimentação.
Visitas domiciliares, como instrumento que proporciona melhor compreensão da realidade das famílias, da dinâmica familiar e possíveis riscos sociais, bem como possibilita aproximação entre as famílias e o CAS.
Atividades lúdicas, socializantes e dinâmicas- visando o desenvolvimento das relações sociais das famílias.
Encontros e reuniões socioeducativos- Caracterizam como momento de troca de experiência, de aprendizado, de acesso à informação, de transformação, de discussão e reflexão sobre temas relevantes ao convívio familiar e social.
Oficinas: artesanato, inclusão digital, atividade física, teatro, apoio pedagógico, beleza, culinária, dança, música, grupo psicossocial como estratégias para inclusão social, fortalecimentos de vínculos e construção da cidadania; bem como possibilidade para ingresso no mercado de trabalho e cursos profissionalizantes. Por fim passeios, caminhadas e as atividades de lazer que trazem momentos de alegria, descontração e diversão, possibilitando o conhecimento e a exploração de novos lugares.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.