Por Redentoristas Em Obras Sociais

Reinauguração do CAS Pedro Donders em Miracatu (SP)

img_2037

No dia 24 de setembro aconteceu a cerimônia de reinauguração do Centro de Assistência Social Pedro Donders na cidade de Miracatu (SP).  

Miracatu é um município do Vale do Ribeira na região sul do Estado de São Paulo. A incidência da pobreza é de 41,8%, o que provém do fato do município apresentar bairros distantes e com recursos precários, a principal fonte de emprego é a agricultura e o trabalho informal sem vínculo empregatício, com renda mensal inferior a um salário mínimo. Sua economia é baseada principalmente na bananicultura. 

A Congregação do Santíssimo Redentor, mantenedora deste projeto social, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários da assistência social, além da aquisição da nova sede, também disponibilizou para o CAS Pedro Donders um veículo que será utilizado nas visitas domiciliares e institucionais necessárias para o acompanhamento e progresso dos casos de intervenções nas famílias, trabalho nas comunidades, encaminhamentos para a rede de políticas públicas, serviços da área administrativa, compras, etc. 

A nova sede está localizada na Rua Tenente José Públio Ribeiro, 118, centro. O Centro de Assistência Social Pedro Donders está em funcionamento desde julho de 2011 oferecendo a comunidade o Projeto SOS Família VII com as seguintes atividades: oficina de Culinária, oficina de Manicure e oficina de Música, além destes, são realizados grupos e reuniões socioeducativas, orientações e encaminhamentos, visitas domiciliares, atendimento com vale alimentação, apoio nas necessidades imediatas como medicamentos, exames não disponíveis na rede pública e outros. 

A frente deste desafio estão oito colaboradores sendo: uma assistente social, uma psicóloga, um assistente administrativo, um serviços gerais, uma monitora de culinária, uma monitora de manicure, um monitor de música e uma monitora que desenvolve atividades lúdicas com as crianças que acompanham as mães nas atividades, trabalhando com elas o fortalecimento de vínculos. 

Juntamente com o coordenador o Missionário Redentorista, padre José Pereira, o CAS vem fazendo a diferença dentro do município, onde a nova sede está situada no centro, e não mais deslocada, o que trouxe um número abrangente de atendimento nas oficinas ofertadas. 

O evento de reinauguração contou com a ilustre presença do Superior Provincial, padre Luis Rodrigues Batista, C.Ss.R, do irmão Mário André de Oliveira, de vigários da cidade, do Grupo Diretivo de Projetos Sociais da Congregação, representado na pessoa da assistente social, Maria Helena e a psicóloga, Helenice Brandão, colaboradores do CAS Santíssimo Redentor de Aparecida (SP) e do CAS São Geraldo localizado em Potim (SP). A cerimônia contou ainda com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social, gestora do Departamento Municipal de Assistência Social, representantes das entidades locais e das famílias, representando as atividades ofertadas pelo CAS. Realizaram-se apresentações da Oficina de Canto Coral e apresentação do projeto, encerrando a festividade com um café da manhã. 

Ressaltamos que este serviço só será executado com qualidade e eficácia se houver a união de força desta equipe e da rede de proteção social existente no município. Enfim, “um sonho que se sonha só é só um sonho, um sonho que se sonha junto torna-se uma realidade”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.