Por Secretariado Vocacional Em Vocacional Atualizada em 28 MAI 2018 - 16H57

Juniorato


Arquivo Itesp.
Arquivo Itesp.

Com a Profissão Religiosa, o formando Redentorista passa para a etapa do Juniorato, que corresponde à fase dos estudos teológicos para o candidato à vida Sacerdotal, nesta fase, chamado de Fráter ou Clérigo. Para os Irmãos, o Juniorato corresponde à etapa que antecede a profissão perpétua. Nesse período, os Irmãos também fazem curso superior de acordo com a sua aptidão e necessidade da Congregação. Os Irmãos Junioristas vão morar, geralmente, nas comunidades de Teologia. Essa etapa, geralmente, compreende um período de quatro a seis anos.

O Curso de teologia tem quatro anos de duração e é feito no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). 

Também integra o programa formativo deste período o curso de língua estrangeira.  Atualmente, junioristas da Vice-Província Redentorista do Recife fazem o Juniorato em São Paulo.

Os estudantes atuam nas comunidades e paróquiais redentoristas inseridas na periferia de São Paulo (SP), localizadas em Sapopemba (Paróquia Nossa Senhora da Esperança), na cidade de Diadema (Paróquia Menino Jesus), na Periferia do Heliópolis (Comunidades Santo Antônio e Santa Ângela) e no Singapura (Comunidade Santo Estêvão).

A atividade pastoral dos junioristas busca ser presença junto das comunidades, principalmente nas mais carentes. Outra forma de apostolado dos Junioristas são os trabalhos apostólicos extraordinários, como as Animações Missionárias realizadas todos os anos em paróquias e/ou comunidades.

Ao final da etapa do Juniorato, todos os Missionários Redentoristas são convocados a professarem os votos perpétuos na Congregação Redentorista. Para aqueles que apresentam vocação para a vida sacerdotal, ao término do curso de Teologia,  poderão receber a Ordenação Diaconal (Diácono) e Presbíteral (Sacerdote).  

Localização das casas de Teologia:

Comunidade Redentorista São José - Alfonsianum I /IRES
Rua Oliveira Alves, 230 – Ipiranga
04210-060 - São Paulo, SP

Comunidade Redentorista São Paulo Apóstolo - Alfonsianum II/IRES
Rua Matias Teixeira, 53 – Bosque da Saúde
04136-170 – São Paulo, SP
Tel (11) 3477-1552

Marco Lucas.
Marco Lucas.
Comunidade Redentorista São Paulo Apóstolo - Alfonsianum II


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional, em Vocacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.