Notícias

8 passos para ser um Missionário Redentorista

Conheça o caminho vocacional e formativo percorrido pelos Missionários Redentoristas

Escrito por Thamara Gomes

20 ABR 2024 - 06H00

Thiago Leon

Escolher um caminho e discernir nossa vocação nem sempre é fácil. Muitos desafios podem se apresentar e, muitas vezes, é difícil ter clareza sobre as etapas a percorrer até, efetivamente, se 'chegar lá'Para quem escolhe a vida religiosa não é diferente.

Conheça o caminho vocacional e formativo percorrido pelos Missionários Redentoristas em oito passos. Veja abaixo!

Thiago Leon
Thiago Leon
Descubra como é o caminho do vocacionado redentorista!



1 - Sentir o chamado de Deus para a vida religiosa

O entendimento da vocação acontece através do crescimento pessoal e do amadurecimento como cristão. Isso se dá através da oração constante, da participação na comunidade e da Eucaristia. Estes três pilares são a base para que o jovem possa responder de maneira consciente ao chamado de Deus.

2 - Conhecer sobre os diversos carismas da Igreja

A Igreja Católica é rica em dons e carismas. Muitas congregações, institutos, comunidades estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, e cada uma delas com uma história e uma missão diferente. É importante que o jovem pesquise sobre essas famílias religiosas e conheça aquelas que despertam seu interesse de acordo com as áreas de atuação. Discernir é conhecer!

Davi Xavier
Davi Xavier
O Hábito Redentorista, a Cruz e o Rosário são símbolos da Missão Redentorista


3 - Fazer contato com a Pastoral Vocacional Redentorista

Ao perceber que a Vida Religiosa Redentorista pode ser o seu caminho, é preciso fazer contato com a Pastoral Vocacional para iniciar o acompanhamento vocacional. Neste primeiro contato, são pedidas algumas informações básicas como idade, local de residência e escolaridade. Com estes dados em mãos, a Congregação Redentorista encaminha o jovem para a unidade redentorista mais próxima.

4 - Iniciar o acompanhamento vocacional

Após a análise dos dados, o candidato é convidado a iniciar o acompanhamento vocacional. Esta é uma grande oportunidade para que o vocacionado conheça melhor o carisma e a missão da Congregação Redentorista. Geralmente este processo dura aproximadamente um ano e é feito através de formação via internet e da participação nos encontros vocacionais.

Mário Pereira/ A12
Mário Pereira/ A12
Alegria marca descoberta da vocação



5 - Participar dos encontros vocacionais

Os encontros são fundamentais para a continuidade do processo vocacional. São momentos únicos, em que os jovens têm a chance de conviver com Missionários Redentoristas por alguns dias, partilhando experiências e conhecendo mais de perto a rotina de uma casa de formação. É importante lembrar que ninguém ingressa na Congregação Redentorista sem ter participado dos encontros vocacionais. 

:: Calendário de encontros vocacionais da Província de São Paulo

6 - Ingressar na formação redentorista

Após o acompanhamento, sendo considerado apto para vivenciar a experiência formativa, o candidato é acolhido em uma casa de formação. É chegado o tão esperado momento de ingressar no seminário. O discernimento vocacional continua durante todo o processo formativo, que dura em média 10 anos.

A12.
A12.
Convivência é a porta de entrada para o seminário


7  - Assumir a missão redentorista como meta de vida

Todo novo dia é uma nova oportunidade de aprender mais sobre a vida comunitária e sobre a Missão Redentorista. Este é o propósito da caminhada formativa, que auxilia na confirmação da Vocação Redentorista.

:: Conheça as etapas de formação do Missionário Redentorista

Luana Correa
Luana Correa
Missionário emite os votos de pobreza, castidade, obediência e o voto de perseverança


8 - Professar os votos de pobreza, castidade, obediência e perseverança

Tendo vivenciado todas as etapas do processo formativo, o jovem consagra-se por meio dos votos evangélicos como Missionário Redentorista. Neste caminho, alguns optam pela vida sacerdotal e outros por serem Irmãos Redentoristas. Todos partilham o mesmo carisma e espiritualidade. A diferença entre estas duas opções é a questão ministerial, o serviço – Sacramento da Ordem – que recebe o sacerdote.

:: O que são os votos de pobreza, castidade, obediência?

Seja um Missionário Redentorista!


40 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...