Notícias

Beato Pedro Donders: solidariedade e compaixão em favor dos irmãos

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

14 JAN 2014 - 02H00 (Atualizada em 11 JAN 2022 - 10H07)

Na semana passada, apresentamos um pouquinho da história de São João Neumann. Desta vez, você vai conhecer Pedro Donders, outro missionário exemplar.

Foto de: reprodução

Pedro nasceu em 1809, na Holanda, em uma família pobre e católica. Seus pais dedicavam-se aos trabalhos artesanais. Aos doze anos, o garoto teve que deixar a escola para trabalhar e ajudar no sustento da casa. Aos domingos, ele dava catecismo para as crianças. Foi assim, como catequista, que Pedro Donders sentiu o chamado vocacional.

Após diversas tentativas para ingressar em uma congregação religiosa e não ser aceito por conta de sua saúde e sua idade, o jovem foi admitido no Seminário Diocesano. Um belo dia os formandos foram convidados para trabalhar no Suriname, um país do norte da América do Sul, mas apenas Donders topou o desafio de partir para aquela terra tão distante.

Aos 32 anos, Pedro Donders foi ordenado presbítero e partiu para o Suriname. Ele se dedicava a atividades humanitárias e pastorais, zelando por doentes e escravos. Donders se dedicou a cuidar dos leprosos e foi nesse trabalho que se fez um instrumento de redenção para os miseráveis.

Em 1865, os redentoristas chegaram ao Suriname e Pedro Donders quis ser um deles. Aos 58 anos, tornou-se redentorista professo e continuo seu trabalho em prol dos excluídos.

Pedro Donders faleceu aos setenta e sete anos e em maio de 1982, o papa João Paulo II fez sua beatificação. Que a humildade e a caridade do Beato Pedro Donders nos inspire em nossa caminhada vocacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...