Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 30 MAI 2018 - 13H26

Conheça a comunidade formativa do Seminário São Clemente

São Clemente Hofbauer foi responsável direto pela expansão da Congregação do Santíssimo Redentor. O missionário foi a base da renovação da vida redentorista no norte da Europa.

Na Província de São Paulo, a casa de formação que leva o nome do Santo Redentorista abriga postulantes na etapa da filosofia e está situada na cidade de Campinas (SP). Os jovens que lá residem já passaram pelo aspirantado, fase que engloba o seminário menor e propedêutico.

Comunidade formativa do Seminário São Clemente

Os futuros missionários recebem orientações religiosas e são inseridos no estudo e vivência do carisma redentorista. Cursam a Faculdade de Filosofia, na PUC-Campinas, juntamente com seminaristas de outras congregações religiosas, dioceses e leigos. Além do ensino superior, os postulantes se dedicam ao aprendizado de línguas estrangeiras e, aos finais de semana, à vivência pastoral nas comunidades da Paróquia Santo Afonso.

Foto de: arquivo pessoal

Postulantes Redentoristas na Puc Campinas

Postulantes iniciam o ano letivo na
Faculdade de Filosofia.

Segundo Pe. Arcanjo Valdivino, Missionário Redentorista, a filosofia permite o amadurecimento das ideias e estimula a vivência em sociedade e em comunidade, alargando os horizontes. “O curso dá aos jovens a possibilidade de interagir melhor com a realidade, criando uma consciência mais racional das coisas, saindo do senso comum. É um convite à reflexão, a ver a vida com mais profundidade”, comentou o formador.

Em Campinas, a turma de seminaristas é dividida em duas casas. Os que cursam o primeiro e segundo ano da filosofia residem no Seminário São Clemente I e os pré-noviços no Seminário São Clemente II.

“A proposta é uma preparação diferenciada para o noviciado, tudo para proporcionar um aprofundamento em vista da próxima etapa da formação, é algo mais específico, mais relevante, no intuito de já colocá-los na direção do noviciado”, explicou Pe. Arcanjo.

No dia em que a Congregação Redentorista comemora a festa litúrgica de São Clemente Maria Hofbauer, as comunidades redentoristas de Campinas e Sorocaba celebrarão a abertura do Pré-Noviciado 2016.

“São Clemente inspira os jovens a perseverar em seus ideais, a superar obstáculos da vida. Nunca desistiu de seus objetivos. Foi um homem de muita fé, confiando sempre em Deus. Clemente inovava muito. Como ele mesmo dizia, é preciso pregar o evangelho de um modo sempre novo”.

Convite Pré-Noviciado 2016

A comunidade formativa do Seminário São Clemente é formada por: 

Postulantes do 3° ano (pré-noviciado)

 

Formador: Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, CSsR
Jefferson Xavier Ribeiro
Jonathan Antônio da Silva
Mateus de Oliveira Fonseca

 

Foto de: Chácara São José

Retiro dos Postulantes do Seminário São Clemente

Postulantes e formadores participam de retiro.

Postulantes do 1º e 2° ano de filosofia

Formador: Pe. Arcanjo Valdivino Santos, CSsR
Caio Oliveira Bueno
Florindo Marcos Barbosa de Araújo
Guilherme Dias Viana
Gustavo Vieira da Costa
José de Souza júnior
Luiz Paulo da Silva Monteiro
Pablo Vinícius Reis Moreira

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.